Rosária Costa deixa Biblioteca Pública Municipal após 20 anos

A bibliotecária Rosária Costa deixou o cargo em Venâncio Aires para encaminhar a aposentadoria. Formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a profissional atuou por 20 anos junto à Biblioteca Pública Municipal Caá Yari. Em entrevista à RVA, ela contou que cresceu em meio aos livros. Rosária escolheu o curso superior com a motivação de incentivar outras pessoas ao gosto pela leitura.

“Eu sempre estive em meio aos livros, então eu sempre gostei de ler. Eu via o meu pai lendo e achava que aquilo era uma coisa muito boa e eu queria também. A leitura para mim sempre foi uma coisa muito boa mas, em Rio Grande, quando eu terminei o ensino médio, eu até pensava em fazer psicologia. Aí eu casei, tive filhos, descasei e fui fazer a faculdade e já tinha certeza que era biblioteconomia que eu queria fazer, porque eu não queria só mostrar que eu gosto de ler, eu queria que os outros gostassem de ler também, então essa foi a motivação”, destacou.

Atuando como bibliotecária em Venâncio Aires desde 2004, Rosária relembrou que à época, era a única profissional bibliotecária no município. “As pessoas achavam que quem atendia no balcão da biblioteca pública ou das escolas, era bibliotecária. Muitos nem sabiam que existia o curso de biblioteconomia. Então eu comecei a mostrar que o profissional bibliotecário faz a diferença. E eu tenho a grata satisfação de poder dizer que eu cumpri essa missão que eu me propus, que foi fazer a diferença na vida de muitas pessoas. E o primeiro projeto que eu trouxe foi o Sarau Literário Musical, que já aconteceu em diversos locais diferentes”, explicou.

Além do Sarau, a bibliotecária Rosária desenvolveu outros projetos importantes para o município, sendo um deles, a biblioteca no Caps, onde destinou parte de um prêmio em dinheiro recebido da Biblioteca Nacional. “Foram vários projetos na formação de leitores e no livro como uma forma curativa, que na biblioteconomia, nós chamamos de biblioterapia. Então, um grupo de pacientes do Caps, junto àassistente social, foram até a biblioteca e eles quiseram ler. Eu peguei um livro infantil e eles gostaram e eu disse olha se vocês tem interesse, semana que vem eu vou até lá e vou ler, e isso vêm acontecendo desde então”, disse Rosária.

Enquanto aposentada, Rosária já tem um novo projeto em andamento, a partir de um grupo de leitura sobre Alzehmeir, Guarda-chuva de Flor. “Um dos projetos é organizar e publicar um livro com relatos desse grupo, para que outros municípios e outras pessoas, possam também fazer um grupo para se encontrar e falar sobre Alzehmeir”.

Rosária Costa, que atuou durante 20 anos na Biblioteca Pública Municipal, deixou a biblioteca na sexta sexta-feira, 12, durante o Sarau Cultural em comemoração aos 52 anos da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado