Deputado Airton Artus defende doação da área do antigo IPM para o Município

Em visita à área do antigo presídio nesta semana, no distrito de Vila Estância Nova, o deputado estadual Airton Artus (PDT) conferiu a situação dos 5,7 hectares, que por várias décadas abrigou o antigo Instituto Penal de Mariante. Atualmente, a área pertence ao Estado e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, protocolou formalmente a solicitação de doação para o município. A intenção é oferecer aos desabrigados pela enchente a oportunidade de deixarem as áreas de risco, em Vila Mariante, e ter uma alternativa para a construção de um projeto habitacional em um novo local.

Para isso, o prédio que abrigava o antigo presídio será demolido. O deputado Airton disse que num primeiro momento havia a intenção de formar um assentamento para pessoas desabrigadas, mas essa hipótese foi descartada. A ideia, segundo o parlamentar, é construir um loteamento urbano com estrutura para o comércio, com ginásio de esportes, posto de saúde e creche, e depois oferecer essa possibilidade às famílias que quiserem deixar Vila Mariante e construir.

“Há anos negociamos com o Estado o repasse desta área ao município e parece que chegou o momento”, destaca Artus, que iniciou este processo quando foi prefeito a partir de 2009. Primeiro, o objetivo foi construir um Distrito Industrial e agora este loteamento habitacional tem preferência. “O distrito de Vila Mariante foi muito afetado por este desastre climático, e vamos apoiar sempre a ideia do prefeito Jarbas em realocar as famílias que queiram deixar a vila, onde viveram por longos anos”, complementa Airton.

Segundo Artus, o governador Eduardo Leite tem conhecimento da proposta. “Estamos solicitando à Secretaria da Habitação e ao Departamento de Patrimônio do Estado a agilidade no processo. Paralelamente estamos pedindo celeridade na Licença de Operação (LO) do Distrito Industrial. A área é de muita viabilidade para concretizar um projeto como esse”, conclui o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado