Deputados e representantes do Governo do RS aguardam credenciamento na COP10

Credenciamento inicial foi negado para deputados estaduais e federais do Brasil. Porém, interlocução da Embaixada do Brasil no Panamá busca avaliar acesso de membros da comitiva que defende a produção de tabaco

Por: Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler / Olá Jornal

O primeiro dia oficial da 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10) que ocorre na Cidade do Panamá a partir desta segunda-feira, 05, foi de busca por acesso ao evento. Deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, prefeitos, jornalistas e representantes de entidades ligadas a produção de tabaco seguem aguardando o credenciamento para acompanhar a conferência que segue até sábado, 10.

Na manhã deste primeiro dia a comitiva de parlamentares, além representantes de entidades como Afubra, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e SindiTabaco aguardavam em frente ao Centro de Convenções do Panamá um possível credenciamento. A Embaixada do Brasil no Panamá se envolveu nas negociações por acesso dos deputados e membros da comitiva do Rio Grande do Sul.

A expectativa é de retorno sobre o credenciamento até o fim do dia. Uma reunião na noite desta segunda-feira, 05, entre os deputados estaduais Marcus Vinícius de Almeida (PP), Edivilson Brum (MDB), Zé Nunes (PT) e Silvana Covatti (PP) e o embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva busca detalhar as demandas e a busca por participação na COP10.

Durante entrevista ao Olá Jornal na manhã desta segunda-feira, o deputado estadual Marcus Vinícius, que lidera a comitiva e preside a subcomissão da COP10 na Assembleia Legislativa, relatou as primeiras horas da agenda. “Abriu uma nova possibilidade de credenciamento, intermediada com a Embaixada do Brasil, mas ainda não temos retorno. Vamos ficar aqui o tempo que for preciso para não deixar que decisões da COP prejudiquem a produção do nosso estado e dos produtores gaúchos,” afirma.

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) destacou o sentimento de frustração frente ao não credenciamento de políticas e representantes dos produtores. “Sentimento é de constrangimento, a COP quer falar só para ela, não quer que os deputados, produtores, municípios, acompanhem o debate. Simplesmente fomos barrados deste evento.”

Além de Schuch acompanham também os deputados federais, Marcelo Moraes (PL), Covatti Filho (PP) e o catarinense Rafael Pezenti (MDB).

A jornalista Janine Niedermeyer acompanha direto da Cidade do Panamá a COP10 e a MOP3, evento que inicia na segunda-feira, 12, e segue até quinta-feira, 15, que discute o Protocolo Internacional de Combate ao Contrabando de Tabaco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado