Dia Nacional da Conservação do Solo: Programa da JTI auxilia produtores a melhorarem as condições de plantio

Aprimora Solo, lançado em 2021, já beneficiou cerca de três mil produtores integrados

No dia 15 de abril celebra-se o Dia Nacional da Conservação do Solo, uma data que destaca a importância de preservar e utilizar de forma adequada esse recurso fundamental para a agricultura e para o meio ambiente. Nesse contexto, o programa Aprimora Solo, desenvolvido pela Japan Tobacco International (JTI), destaca-se como uma iniciativa que visa melhorar as condições do solo dos produtores integrados por meio de ações de curto, médio e longo prazo, focadas em práticas de manejo e conservação.

Um exemplo concreto dos benefícios do programa é o caso de Nelson Marcos Nunes da Silva, produtor rural em Sete Léguas (Boqueirão do Leão), no Rio Grande do Sul. Juntamente com o seu pai, Nelson Nunes da Silva, eles participaram do Aprimora Solo há quatro anos, focando na recuperação do solo de sua propriedade. Antes da intervenção, o espaço de terra onde se cultivava tabaco estava deteriorado e, como consequência, não se atingia o real potencial de produtividade. Mas com a correta identificação de melhorias de manejos agronômicos e com a assistência dos técnicos de Agronomia da JTI, a família iniciou um trabalho de correção que resultou em melhorias significativas na produção

“Vimos uma redução na necessidade de mão de obra com o plantio na palha sem a presença de inços, além de um aumento na produtividade e qualidade do tabaco, atribuído muito aos manejos realizados após as intervenções identificadas e melhoradas no solo na propriedade”, relata Nelson Marcos. O programa avalia indicadores químicos, físicos e biológicos do solo, permitindo recomendações personalizadas para cada lavoura do produtor como correção do solo, rotação de culturas, correta subsolagem, preparo do solo antecipado e uso de plantas de cobertura.

Tiago Schuck, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da JTI, destaca a relevância do programa: “o Aprimora Solo tem como principal objetivo melhorar a qualidade do solo dos produtores integrados, visando à sustentabilidade e à produtividade nos ambientes agrícolas. Todos os técnicos de Agronomia da JTI já receberam inúmeras capacitações e estão preparados para avaliar a condição do solo, identificar melhorias necessárias e propor um manejo adequado para a realidade de cada propriedade e região”, explica.

O programa Aprimora Solo adota uma abordagem abrangente, avaliando indicadores químicos, físicos e biológicos do solo, como: pH, saturação de bases da CTC, resistência física à penetração das raízes (compactação), profundidade efetiva do solo e matéria orgânica da gleba avaliada. Schuck ressalta que as recomendações incluem práticas como: aplicação de calcário agrícola conforme a necessidade identificada na análise de solo, confecção de camalhões e terraços em desnível controlado, identificação da camada compactada e correta descompactação do solo, rotação de culturas, plantio direto com uso de plantas de cobertura para proteger o solo, com foco em manter e incrementar a matéria orgânica, bem como estruturar o solo fisicamente e promover aumento da atividade biológica.

Na Safra 2024, 1.378 produtores participam do programa, resultando em um total de 4.613 melhorias implementadas. Essas ações visam não só incrementar a produtividade, mas também a qualidade do produto final, como destaca Schuck: “as melhorias implementadas proporcionam um ambiente de solo adequado, resultando em aumento da produtividade e qualidade, principalmente para o tabaco.”

Além das ações práticas, os produtores integrados da JTI recebem capacitações sobre práticas conservacionistas de solo em reuniões técnicas e Dias de ADET (ADET – Centro de Desenvolvimento e Treinamento em Extensão Rural), evento realizado anualmente pela JTI e que tem por objetivo compartilhar com produtores integrados as mais avançadas técnicas e práticas voltadas à produção de tabaco. Em 2023, 2.455 participantes foram capacitados em dias de campo e reuniões técnicas, enquanto 650 foram beneficiados pelo evento Dia de ADET.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil.

As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. Neste mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado