Família de Mato Leitão quer conhecer os 497 municípios gaúchos

Já imaginou conhecer todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Carlos Ruschel e Diana Alves, juntamente com o filho Augusto, de 9 ano, estão muito perto de concluir essa façanha. A família, residente em Mato Leitão, já visitou até agora 414 municípios nas mais diversas regiões do Estado.

“Tudo começou de maneira despretensiosa, lá entre os anos 2014 e 2015. Saímos de casa para um passeio pela região e acabamos firmando um desafio particular de visitar todos os municípios gaúchos. A primeira parada ocorreu em Cruzeiro do Sul”, lembrou Carlos.

O denominado ‘Projeto RS’ não se resume em somente visitar as cidades. “Além de dar um passeio pelas cidades decidimos fazer no mínimo três registros fotográficos de cada lugar. Pode ser de pontos turísticos, igrejas, praças ou até prefeituras. Está tudo arquivado para depois montar um material especial, tipo catálogo”, disse.

A cada roteiro concluído, a família vai alterando as cores de um mapa gigante, montado especialmente para descrever os passeios pelo Rio Grande do Sul. O próximo roteiro, sem data definida, vai percorrer municípios da região Norte como Três Arroios, Aratiba, Ponte Preta, entre outros. “ A cada saída é um planejamento diferente que envolve, hotel, quilometragem, melhores roteiros e ainda previsão do tempo. Também faço uma busca pelos sites das prefeituras para definir os locais a serem visitados”, completou.

CURIOSIDADE

O Rio Grande do Sul, segundo Carlos Ruschel, possui inúmeros atrativos turísticos em se tratando de natureza, religiosidade, cultura e características próprias de cada cidade. “Na realidade o gaúcho conhece pouco do seu Estado. Temos muita história na região Sul, cultura e tradicionalismo nas Missões, belezas naturais e religião na Serra, entre outros atrativos. A característica de cada região vai mudando conforme a colonização”, observou Carlos.

Com mais de 400 municípios visitados a família já coleciona diversas curiosidades. Uma delas envolve o nome de vários municípios. “Até agora conhecemos sete cidades cujos nomes começam com São José. Tem também uma igreja em formato de navio, em Barra Funda. Em outra cidade, a visita não durou menos de 10 minutos. Nem precisei sair do carro, não tinha nenhum atrativo que chamassem a atenção ”, disse.

TOP

Depois de tantos passeios pelo Rio Grande do Sul, a família conseguiu eleger algumas cidades com grande potencial turístico:  Piratini, Caçapava do Sul, São Miguel das Missões, Antônio Prado e Bento Gonçalves. “Recomendo. Todos deveriam conhecer essas cidades. Cada uma com suas características”, destacou Ruschel.

ESTADO VIZINHO

A ideia da família é finalizar o roteiro pelo RS em 2023 ou no máximo em 2024. “Saímos sempre que é possível. Levamos em conta nossos compromissos pessoais e profissionais que não podem ficar para trás. Nunca ficamos fora de casa mais do que dois dias”, disse Carlos.

Assim que concluir as visitas no solo gaúcho, a família mato-leitoense vai se preparar para um novo projeto: visitar todos os municípios de Santa Catarina (SC). Algumas cidades catarinenses já estão nos arquivos como Anita Garibaldi, Campos Novos, Garopaba e Praia do Silveira.

DESAFIO

O maior desafio, avalia Ruschel, ainda está por vir. Visitar o município de Garruchos, nas Missões. “Dei uma pesquisada e vi que o acesso é por estrada de chão batido, não tem nada de asfalto. São 60 km (ida e volta, totalizando 120). Deixamos esse município para a reta final”, afirmou. No roteiro de visitas faltam ainda 83 cidades localizadas nas regiões Norte, Litoral, Fronteira Oeste e Missões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado