Fetag-RS define pautas do 24º Grito da Terra e entrega propostas ao Governo Federal

Movimento é liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e visa buscar políticas públicas para o setor

Nos dias 2 e 3 de abril, a Fetag-RS, representada pelo presidente Carlos Joel da Silva e pela 1ª secretária Camila Rode, participou da formatação da pauta do Grito da Terra, que está marcado os dias 20 e 21 de maio, em Brasília. A discussão sobre os temas que entraram no documento ocorreu na sede da Contag e contou com a presença das 27 federações que representam a agricultura familiar no Brasil. O documento final foi entregue ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

A pauta contempla pontos que atendem as necessidades da agricultura familiar no país considerando as especificidades de cada região. No caso do Rio Grande do Sul, ela reflete os anseios e as demandas da população rural, abrangendo questões que vão desde o acesso aos financiamentos, ao Proagro, a saúde, a educação, os direitos das mulheres, jovens e aposentados, até a valorização do trabalho e da renda no campo.

A partir da entrega do documento ao presidente, ficou estabelecido que o governo federal terá dez dias para socializar a pauta com os ministérios envolvidos. Após o período, as federações e a Contag, que está coordenando as negociações com o governo, serão chamadas para reunião em Brasília.

De acordo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a entidade assumiu o compromisso de levar 800 agricultores familiares para participar do Grito da Terra. “Precisamos sensibilizar o governo para que venham medidas que garantam a permanência das pessoas no campo, pois é através do trabalho e da dedicação dessas pessoas, que os alimentos continuam chegando nas mesas de toda a população diariamente”, disse.

O que é o Grito da Terra Brasil?

É uma ação política da Contag de proposição, pressão, negociação e conquista de políticas públicas. O 1º Grito da Terra Brasil foi realizado em 1994, em parceria com alguns movimentos sociais. Desde então, anualmente, a Confederação entrega pauta de reivindicações e são várias as conquistas alcançadas para os povos do campo, da floresta e das águas e que também impactam positivamente toda a sociedade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado