Fonoaudióloga alerta para possibilidades de perda da audição com o uso excessivo dos fones de ouvido

Comum entre os jovens, mas também bastante usado por profissionais, os fones de ouvido, se mal utilizados, podem representar riscos à saúde auditiva. Em entrevista à Rádio Venâncio Aires, a fonoaudióloga Josiane Felin falou sobre o assunto. A profissional destacou que os jovens já estão com grande incidência de perda auditiva e alertou que o limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis.

Segundo Josiane, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. “Eu vejo jovens de 18 ou 19 anos já com o início da perda auditiva. Eu questiono muito meus pacientes para saber de onde vem, principalmente para dar as devidas orientações. Esses dias eu fiquei muito chocada. Veio um rapaz de 19 anos e perguntei se ele escutava música alta e ele respondeu ‘sim’. Ele escuta desde os 13 anos. Ele já estava com perda auditiva. Isso ocorre normalmente a partir dos 50 anos. As pessoas não se dão conta nem do volume e nem da intensidade da qual estão utilizando o fone de ouvido”, declarou.

Josiane também ressaltou que as perdas auditivas geradas pelo uso excessivo de fones de ouvido podem aparecer a partir de três anos. “Eles colocam o volume muito alto. Já vi em alguns lugares, onde pessoas estavam com o decibelímetro do lado do ouvido e o som chegava a 120 decibéis, isso é igual a uma turbina de avião. Se a gente for escutar, o problema é o uso excessivo e abusivo. A nossa fala chega até 60 decibéis. A partir do momento que o nosso ouvido se acostuma com essa altura, ele começa a danificar, mas também não de um dia para o outro. Percebemos isso depois de uns três anos. E, a partir do momento que a pessoa começa a perder a audição, não tem como recuperar mais. A perda por uso excessivo de música afeta as células internas do ouvido e não tem mais volta. Isso vale do controle em casa e da conscientização”, alerta.

A recomendação, segundo especialistas, é de utilizar o fone de ouvido com a metade do volume ou então, caso for necessário, é recomendado colocar o som em uma determinada altura em que a pessoa consiga, além de ouvir os sons do equipamento, também escutar barulhos ao seu redor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado