Em um seminário para mais de 800 professores e diretores da rede publica estadual, o governo do estado apresentou o programa “Jovem de Futuro” nesta terça-feira (26/9), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Unibanco e enfatiza uma metodologia e ferramentas de gestão escolar para a rede a fim de garantir a aprendizagem e reduzir as desigualdades entre os alunos no ensino médio.
No próximo ano, 696 escolas gaúchas de 20 coordenadorias regionais da educação vão participar do programa, criado em 2008 e presente em 11 unidades da federação. “Um futuro melhor para o nosso Rio Grande passa, fundamentalmente, pelo capital humano que nós vamos construir, desde já, todos os dias”, disse o governador Eduardo Leite ao lado da secretária da educação, Raquel Teixeira, e do superintendente executivo do Instituto Unibanco Ricardo Henriques. “Tem que ter coração, tem que ter alma, mas também método, gerenciamento que deve ser feito para que a gente possa observar um caminho a ser trilhado e chegar ao objetivo que se deseja”, frisou Leite.
O Jovem de Futuro se estrutura com ações em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento. Todas conversam e se articulam por meio do método denominado Circuito de Gestão. No Rio Grande do Sul, o programa será implantado ao longo de oito anos e, a partir de 2027, terá a expansão para as outras 10 regiões do estado.
Teixeira abriu a programação enaltecendo a qualidade dos professores da rede pública estadual gaúcha e a parceria firmada com o Instituto Unibanco. “Talvez essa excelência individual dos professores esteja precisando um pouco mais de coesão no sistema”, expôs Teixeira antes de prosseguir. “Esse processo de considerar a Secretaria da Educação, as coordenadorias regionais e as escolas como as três importantíssimas e essenciais instâncias onde a aprendizagem é formatada, é executada e analisada. A gente precisa fortalecer esses laços”, pontuou ao enaltecer a expertise do Instituto no ramo da gestão escolar.
É essa qualidade dos professores, aliada à escolaridade da mãe e à gestão escolar que compõe a lista de três fatores responsáveis pela permanência do jovem na escola, segundo Henriques. Ele apresentou um gráfico cruzando as variáveis do volume de estudantes e da nota média do Ideb. “O objetivo é fazer com que todos os jovens estejam na escola e que todos aprendam”, afirmou. “A gente tem a missão de fazer com que os jovens gauchos sonhem. E que cada um de nós sonhe cada jovem do Rio Grande do Sul”.