Grupo de saúde reúne cerca de 80 idosos em Centro Linha Brasil

Neste local que abriga a capatazia do distrito, também se reúnem os participantes do grupo de saúde Bem Viver

Na terceira quinta-feira de cada mês, o antigo prédio de dois andares, em Centro Linha Brasil, se transforma em um ponto de encontro animado e informativo para cerca de 80 idosos. Neste local que abriga a capatazia do distrito, também se reúnem os participantes do grupo de saúde Bem Viver, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Saúde e voltada para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Assim que os idosos chegam, eles são convidados a apresentar o cartão de saúde, para a aferição da pressão arterial, peso e altura. Em seguida, inicia a palestra informativa, com um especialista da temática escolhida, que aborda desde a prevenção de doenças até questões de higiene e limpeza. Conforme o técnico em Enfermagem, responsável pelo grupo, Clênio Ricardo Strassburger, a iniciativa possibilita o acompanhamento da saúde dos pacientes.

“Como aferimos a pressão, o peso e a altura em todos os encontros, conseguimos assistir o paciente em todos os meses e também conseguimos prevenir possíveis doenças ou problemas futuros. Por exemplo, neste dia, certificamos que não houve alteração da pressão arterial de nenhum dos participantes.”

Contudo, a programação do grupo não encerra ao término da palestra. Isso porque depois do bate-papo, o técnico de enfermagem recolhe as receitas médicas dos participantes e dá início a partida de jogo de loto. Enquanto os idosos se divertem, o profissional de saúde separa os medicamentos para ser entregue aos pacientes. A doutora Dayana Navarro Ramirez, lotada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Linha Brasil, fica à disposição para acolher as dúvidas dos pacientes.

“Com o grupo de saúde podemos promover o bem-estar, a integração e o lazer, através do jogo de loto, que é algo que eles gostam muito. Assim, podemos oferecer cuidados médicos básicos e promover um espaço de aprendizado e diversão, fazendo com que socializem e ocupem a mente”, enfatizou a doutora Dayana Navarro Ramirez.

O grupo de Centro Linha Brasil é referência no município. A expectativa, conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, é reproduzir a iniciativa em outras localidades. O encontro mensal no 5º distrito conta com 100 idosos inscritos, considerado como o maior da região. Assim, o antigo prédio, que antes estava desativado, passou por melhorias para se tornar o local do Bem Viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado