Incubatório de Mato Leitão registra nascimento do primeiro pinto

O Incubatório da Cooperativa Dália Alimentos, em Mato Leitão, registrou o nascimento do primeiro pintinho no último domingo, 11 de outubro. Ele foi batizado como Golden Chicken número 1, já que ‘Golden Chicken’ é o nome dado à Linha de Frango Dália, no mercado desde fevereiro deste ano.

Segundo a Assessoria de Comunicação da cooperativa, o fato é mais um marco histórico para a Dália, que ingressou na avicultura para diversificar o seu mix de produtos em 2019, junto à suinocultura e à pecuária leiteira. A Dália estruturou um programa completo, desde o matrizeiro, o incubatório, os condomínios para a criação dos frangos até o frigorífico para o abate das aves, além das fábricas de rações e farinhas.

Conforme o técnico da Dália, Jean Pierre Wathier, o pintinho nasceu prematuro – os demais começaram a sair da casca na terça e quarta-feira. Em funcionamento desde o dia 22 de setembro, o incubatório está localizado em Palanque Pequeno, em uma área com 5,86 hectares.

Semanalmente, são incubados 86 mil ovos, com uma média entre 73 e 75 mil pintinhos nascidos. “Ao chegaram no incubatório, os ovos permanecem nas 12 incubadoras pelo período de 19 dias, depois são vacinados e alocados no nascedouro, por dois dias, até o nascimento. Este primeiro, o Golden Chicken 01, apressadinho, nasceu antes do tempo. Foi um momento emocionante para todos nós, porque é mais uma etapa que marca a nossa história profissional e, principalmente, a da Dália, que está investindo tecnologia e inovação neste projeto”, diz.

Quando todas as fases do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos estiverem 100% concluídas, com previsão para agosto de 2021, o incubatório deverá gerar 1,250 milhão de pintinhos por mês. Depois do nascimento dos pintos, é realizada a sexagem, com separação dos machos e fêmeas, e os pintinhos são encaminhados aos condomínios, onde são criados por 42 dias até o abate na planta da Dália, em Arroio do Meio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado