Novo ponto de encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo é criado em Venâncio Aires

Espaço fica na secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social

A Capital do Chimarrão passa a ter mais um ponto para encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Além da Apae (Associação de Pai e Amigos do Excepcionais) e a Associação Esperança Azul, a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, também passa a oferecer o atendimento.

O espaço foi escolhido para garantir a facilidade no acesso. “Credenciamos a secretaria como espaço para encaminhamento do serviço, por ser um ponto central do município, buscando ampliar as possibilidades para as famílias interessadas, já que o documento assegura prioridade de atendimento em serviços públicos”, destaca o secretário, Ricardo Landim.

O espaço no prédio da pasta também servirá para a retirada do documento. “Além de encaminharmos, também seremos o ponto para que as pessoas façam a retirada do documento assim que órão enviar e podemos prestar algumas orientações sobre o documento”, destaca a responsável pelo serviço, Tatiana Rex.

A carteira de identificação garante o pronto atendimento e a prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social. No caso de serviços privados, são considerados os serviços de supermercados, agências bancárias, farmácias, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais. Segundo o setor, o recebimento do documento ocorre de 30 a 60 dias após o encaminhamento.

  • Documentos necessários para o encaminhamento:
  1. Documento de Identidade da Pessoa com TEA
  2. Documento de Identidade dos responsáveis legais
  3. Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de 4. 4. Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), comprovando o transtorno do espectro autismo devidamente preenchido e com o nome da pessoa com TEA
  4. Foto 3X4 da pessoa com TEA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado