ONG Amigo Bicho promove ações para conscientização ao abandono animal em Venâncio Aires

Entre as atividades, estão publicações nas redes sociais e também visita em educandários para disseminar o assunto

Desde 2010 Venâncio Aires conta com a ONG Amigo Bicho, que trabalha em prol de animais abandonados e em situação de vulnerabilidade social. Através de ações realizadas por voluntários, a entidade busca pela conscientização da população para a diminuição de abandonos de cães e gatos no município. Entre as atividades, estão publicações nas redes sociais e também visita em educandários para tratar sobre o assunto.

Conforme a presidente da instituição, Nais de Andrade, a disseminação de informações em escolas é bastante eficaz, em razão do estudante levar o tema aos familiares. “A criança é um grande transmissor. O que ela ouve na escola, ela conta para os pais e para os irmãos. É uma maneira bem positiva de espalhar a informação”, explica.

A ONG Amigo Bicho busca pela independência, por isso não conta com recursos diretos da Administração Municipal, apenas participa de processos como o de emendas impositivas para receber recursos dos vereadores da Capital do Chimarrão. Para custear os gastos de alimentação, a entidade realiza a venda de itens, como calendários e xícaras. Além disso, a comunidade pode apadrinhar um cão, repassando mensalmente um valor para a instituição ou realizar doações espontaneas através da chave PIX.

A presidente da ONG ressalta que os gastos com atendimentos veterinários, medicamentos, alimentação e materiais de higiene, chegam em até R$ 10 mil ao mês, por isso, a comunidade tem um papel fundamental para o andamento da entidade. “Nós temos uma grande ajuda da população, principalmente com a implementação do PIX. Os nossos custos são altos. As vezes ficamos endividados nas clínicas e agropecuárias”, explica Nais.

Atualmente, mais de 50 cães e gatos resgatados estão sob a tutela da ONG. Cerca de 12 voluntários atuam como lares temporários, assim cuidando desses animais. Inclusive, os integrantes da instituição enfatizam que devido a grande dificuldade de encontrar pessoas disponíveis para assumir o trabalho, acaba que alguns voluntários ficam responsáveis por mais de dez animais simultaneamente. 

Feirinhas

Buscando o contato com a comunidade e também a doação dos cães e gatos da ONG, a insituição realiza frequentemente as ‘feirinhas de adoção’. Normalmente a atividade ocorre nos sábados pela manhã, na praça Henrique Bender. O momento conta com a presença dos cães e gatos que estão disponíveis para serem adotados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado