Pequenos empreendedores afetados por enchentes recebem recursos doados via pix

Os valores são oriundos de doações efetuadas por meio do pix SOS Rio Grande do Sul. Muçum, uma das cidades mais atingidas, foi a primeira a receber o repasse

Buscando auxiliar a retomada de pequenos negócios, o governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira, 6, o repasse de recursos para pequenos empreendedores do Vale do Taquari que foram afetados pelas enchentes do mês de setembro. Os valores são oriundos de doações efetuadas por meio do pix SOS Rio Grande do Sul. Muçum, uma das cidades mais atingidas, foi a primeira a receber o repasse. 

Cada um dos beneficiados receberá R$ 2,5 mil. A distribuição está sendo realizada na sede da prefeitura. O trabalho é comandado por um comitê formado pelo governo do Estado e entidades parceiras. Os empreendedores contemplados devem se dirigir até o local para assinar a documentação comprobatória e indicar a chave pix da conta bancária que receberá a quantia. Em seguida, é realizada a transferência. A entrega continuará na próxima segunda-feira, 9.

Em Muçum, 162 pessoas foram selecionados para receber o auxílio, totalizando um repasse de R$ 405 mil. A lista de interessados passou por uma verificação prévia. Autônomos, comerciantes, prestadores de serviços, pequenos produtores rurais e trabalhadores informais puderam pleitear a ajuda e, para terem direito ao benefício, não podiam ter sido contemplados por outro programa estadual ou federal. 

Foto em ambiente fechado mostra um senhor preenchendo o recibo de doação e declaração de compromisso.
Aderli Gregio – Foto: Luís André Lima/Secom

Entre os beneficiados está o agricultor Aderli Gregio, que vive do cultivo de tomates e pitaias na zona rural da cidade. Ele relatou as perdas que sua família e sua propriedade sofreram. “Foram perdas irreparáveis. Além dos prejuízos materiais, há também o abalo emocional. Perdi 800 pés de tomate e dois galpões com tudo o que precisamos para poder trabalhar. A nossa casa ficou bem no meio da correnteza e, só por um milagre, não foi embora. Eu vivo da agricultura, e esse valor, com certeza, vai ser bem útil, uma boa ajuda. Vamos comprar sementes de novo, defensivos e várias outras coisas para o trabalho. Estou bastante confiante em recomeçar”, contou.

O mapeamento dos negócios foi conduzido pela Central Única das Favelas (Cufa), uma das entidades participantes do Comitê Gestor. O coordenador estadual da Cufa no Rio Grande do Sul, Júnior Torres, explicou como ocorreu o processo de definição dos contemplados.

“A partir das doações realizadas por meio do pix SOS Rio Grande do Sul, o governo do Estado montou um comitê para organizar esses repasses. Fizemos a busca ativa em campo, o mapeamento e o cadastramento dos empreendedores que foram atingidos. Montamos uma comissão local para realizar essa validação. Todas as pessoas que estão recebendo o dinheiro foram impactadas. Esperamos que esse auxílio ajude na retomada dos negócios e das atividades econômicas delas”, detalhou.

A empregada doméstica Carine Damásio, que também recebeu o auxílio nesta sexta, relatou as dificuldades que vem enfrentando. “Todas as minhas patroas acabaram sendo atingidas. Algumas foram embora, por tempo indeterminado, e eu fiquei, praticamente, sem serviço. A minha casa foi atingida e acabei perdendo tudo. Está bem complicado. Então, essa ajuda será bastante útil”, afirmou.

Foto em ambiente fechado. Uma mulher está sentada, debruçada sobre uma mesa, lendo e preenchendo a mão o recibo de doação e declaração de compromisso. Ao fundo, há outras pessoas desfocadas, sendo atendidas e assinando o documento.
Carine Damásio – Foto: Luís André Lima/Secom

Microempreendedor individual, o eletricista Cristiano da Silva comentou a importância do auxílio neste momento de enormes desafios. “Eu sou autônomo, trabalho na rua com instalações elétricas e meu trabalho foi totalmente atingido: a enchente danificou os carros, as motos e as ferramentas que utilizamos. Estou tentando arrumar as ferramentas que ainda têm conserto; as que não têm, estou tentando repor. Recomeçar é a palavra”, avaliou.

Foto em ambiente fechado. Um homem está sentado, debruçado sobre uma mesa. Ele segura uma caneta e lê atentamente o recibo de doação e declaração de compromisso.
Cristiano da Silva – Foto: Luís André Lima/Secom

Além de Muçum, serão beneficiados pequenos negócios de Roca Sales, Encantado e Santa Tereza. Nesses municípios, o processo de cadastramento ou já está em andamento ou deve começar nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado