Prefeitura analisa possibilidade de instalação do “Aedes do Bem” em Venâncio Aires

A solução biológica atua de forma preventiva no controle do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

A Prefeitura de Venâncio Aires analisa a possibilidade da instalação do “Aedes do Bem”, um produto sustentável que combate a dengue, zika, chikungunya, febre amarela e outras doenças perigosas. Na última semana, a ferramenta, que encontra os criadouros e trabalha no controle dos mosquitos, foi apresentada ao Comitê de Prevenção a Dengue.

O Aedes do Bem é uma caixa que produz insetos machos que não transmitem doenças. A principal função do mosquito é fazer o cruzamento com fêmeas Aedes Aegypti. Da reprodução, só sobrevivem os mosquitos machos, impedindo a proliferação do pernilongo transmissor da dengue. A tecnologia nasceu na Universidade de Oxford e tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme o documento apresentado em reunião, o tratamento é indicado para os bairros Aviação, Centro, Cidade Alta, Coronel Brito e Gressler, locais que contam com infestação. Para a abrangência seriam 165 caixas que protegem, aproximadamente, 5.800 habitantes do município. O material é inofensivo para os animais.

De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Quintana, o encontro buscou conhecer o Aedes do Bem e estudar a viabilidade da implantação da ferramenta. “Essa é uma alternativa sustentável para complementar os protocolos que já são adotados. Estamos analisando cada detalhe. Caso implantado, será de forma gradativa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado