Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc completa 25 anos

O PPGD foi o primeiro Mestrado em Direito do interior do Rio Grande do Sul

Na última sexta-feira, 18, uma cerimônia celebrou os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No evento, professores e estudantes do mestrado e do doutorado participaram de uma confraternização e lembraram de momentos importantes do PPGD. Na ocasião, o professor Rogério Gesta Leal recebeu uma homenagem por ter atuado na fundação do Programa.

O primeiro a falar foi o coordenador adjunto do PPGD, professor André Viana Custódio. Ele salientou que a Universidade tem como papel fundamental religar os que passam pela Instituição e produzir novas gerações educadas, mas, acima de tudo, gerações que colocam a educação a serviço da comunidade. “E isso não é um desafio pequeno, é feito por professores, funcionários, por uma comunidade educativa que construímos juntos. Aqui, é um espaço comunitário de construção do saber”, fala.

Em seguida, a coordenadora do PPGD, Mônia Clarissa Hennig Leal, citou o slogan de 30 anos da Unisc: Quando a gente entra na vida de alguém, pode acreditar, é pra sempre. “Sou testemunha disso, porque sou egressa do programa e é uma alegria ocupar o lugar de ex-aluna e de coordenadora. Tínhamos o sonho de construir uma pós em uma instituição comunitária no interior do Estado e somos o primeiro Mestrado em Direito do interior do Rio Grande do Sul. Hoje, estamos entre os 20 melhores PPGDs do Brasil e o único fora de regiões metropolitanas. É o resultado de um sonho e do trabalho de muitos ao longo dos 25 anos. Já realizamos o sonho de 590 pessoas que concluíram o mestrado e 61 que concluíram o doutorado”, enfatiza.

Para finalizar, a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, reconheceu o potencial de todos os docentes e lembrou que, também na sexta, além de comemorar os 25 anos do PPGD, a Unisc recebeu a nota máxima no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). “Isso ocorreu pela participação efetiva de muitas pessoas. Nossa Instituição é excepcional e tenho muito orgulho disso. E as atividades que o Programa faz também contribuíram para essa nota.”

Saiba mais

Em 1998 ocorreu a criação do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado da Unisc, aprovado pela Portaria nº 1733, de 07 de dezembro de 1999, sendo o primeiro Mestrado em Direito do interior do Estado do Rio Grande do Sul e o segundo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc.

O curso buscava ampliar o atendimento da demanda de qualificação e profissionalização do corpo docente das instituições de ensino superior e profissionais da advocacia, haja vista o número elevado de operadores do Direito residentes e domiciliados na região.

A partir da consolidação do Curso de Mestrado, o Doutorado em Direito da Unisc teve seu projeto aprovado pela Portaria nº 1045, de 18 de agosto de 2010, tendo como seu eixo temático as Políticas Públicas, havendo a primeira turma ingressado também em 2010.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc, com Área de Concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas, centra sua preocupação na discussão de questões fundamentais para o Direito, para o Estado e para a Sociedade. Objetiva formar um profissional crítico, com desenvoltura para a investigação científica, bem como um profissional altamente qualificado, com conhecimento teórico e prático que lhe permita atuar nas mais diversas atividades jurídicas, estando comprometido com os princípios do Estado Democrático de Direito e com a efetividade da Constituição e dos direitos humanos e fundamentais, bem como para compreender e auxiliar no desenvolvimento de Políticas Públicas efetivas voltadas à consecução desses fins.

O objetivo é que os egressos tenham condições de, nas diferentes áreas e ramos em que atuam, funcionar como agentes transformadores da realidade, seja por meio da conformação e da qualificação das Políticas Públicas existentes, seja por meio do enfrentamento qualificado dos diferentes temas atinentes ao Constitucionalismo, em um contexto marcado pelo fenômeno de constitucionalização dos diferentes ramos do Direito e das próprias relações sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado