Programa Sorria Venâncio encerra com quase quatro mil alunos avaliados

Durante o período, os dentistas e auxiliares realizaram o trabalho de prevenção em saúde bucal, com avaliações odontológicas, orientações e distribuição de kits de higiene

A segunda edição do programa Sorria Venâncio alcançou o total de 3.809 alunos e visitou 52 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública. A ação teve início em março e encerrou neste mês de outubro. Durante o período, os dentistas e auxiliares realizaram o trabalho de prevenção em saúde bucal, com avaliações odontológicas, orientações e distribuição de kits de higiene.

Os resultados do programa revelaram que 57% dos alunos avaliados possuem algum tipo de necessidade de atendimento odontológico. O Sorria Venâncio também constatou que 39% dos estudantes necessitam de restauração dentária e 26% têm alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores. Além disso, apenas 9% dos avaliados precisam realizar extração dentária.

O coordenador de Saúde Bucal, Jonas Caríssimi, avaliou como positivo o resultado da segunda edição do programa e destacou como satisfatória a redução do número de extração dentária. “Percebemos que as crianças não precisam mais extrair os dentes de forma precoce, porque tem um trabalho preventivo nas escolas. Por isso, é de suma importância desenvolver a qualidade de vida e de saúde para as crianças.”

A previsão é que o programa retorne em março de 2024. Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, o maior diferencial do Sorria Venâncio é a facilidade do atendimento e do ensino em saúde bucal para as crianças. “Os dentistas se deslocam à escola, ao local de aprendizado, para ensinar a forma correta de escovar os dentes e, consequentemente, promover a saúde dos nossos venâncio-airenses.”

Ao todo, 17 dentistas e sete auxiliares participaram do programa que visitou 31 escolas municipais e 19 estaduais, atingindo alunos do 3º ao 5º anos. Nesta edição, o Sorria Venâncio recebeu novos investimentos e contou com a presença do mascote “Dentinho” e de fantoches. Ainda, a atividade abrangeu a ONG Paresp, no bairro Morsch.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado