Projeto Haas Educação retoma atividades na Escola Jubal de Vila Deodoro

Encontros ocorrem durante o segundo semestre com as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Proposta da empresa é fomentar a educação rural e auxiliar o jovem a desbravar o caminho profissional

Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social e cultural dos jovens e evidenciar as potencialidades de acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo no meio rural, a empresa Haas Madeiras, de Linha Brasil, retoma as atividades do projeto Haas Educação: Dinâmicas do Mundo do Trabalho, na Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro.

Nesta segunda edição, o projeto irá ocorrer em duas turmas do novo Ensino Médio, 1º e 2º ano. As atividades são coordenadas pelos setores de Comunicação e Recursos Humanos da Haas Madeiras em parceria com a psicóloga Adriana Oswald.

Segundo a Analista de Comunicação e Marketing da empresa, Rosana Wessling, para 2023 as atividades serão novamente executadas com a turma do 1º ano do E.M. e será dado uma sequência para a turma do 2º ano. “Nosso grande objetivo é finalizar esse ciclo, acompanhar o estudante durante todo o ensino médio. Pretendemos trabalhar o projeto em três módulos”, salienta.

Com módulos personalizados para cada turma, as atividades consistem em auxiliar os estudantes na descoberta das habilidades e aptidões sob orientação da psicóloga, destacar o trabalho desempenhado na Haas Madeiras e as formas de acesso ao trabalho, visando a importância da formação e especialização e fomentar e apoiar a educação no local rural.
As atividades ocorrem durante o segundo semestre e são divididos em cinco encontros por turma, ancorados a disciplinas do novo Ensino Médio. No primeiro ano, as atividades ocorrem na disciplina Mundo do Trabalho, no segundo ano, Projeto de vida, ambas ministradas pela professora Gabriela Werlang.

Com palestras, bate-papo, atividades, orientação profissional e aproximação com a Haas Madeiras, os módulos do projeto tem previsão de encerramento em novembro. Um dos pontos altos do projeto é a visita dos alunos na empresa. “No ano passado a turma do 1º ano teve a oportunidade de passar uma manhã conosco e conhecer todo nosso processo, desde o planejamento florestal até a saída dos nossos produtos. Esses alunos serão convidados, neste ano, a fazer um trabalho de acompanhar profissionais divididos por áreas de interesse”, explica Rosana.

Os temas dos encontros são diversos, desde habilidades e competências profissionais, postura, valores, profissões do futuro, empreendedorismo, potencialidades das propriedades rurais, entre outros. “O nosso propósito é mostrar para o estudante a importância de concluir o Ensino Médio e as inúmeras possibilidades do meio rural. Além de abordar as oportunidades na indústria, nosso trabalho visa valorizar a profissão do produtor rural. Queremos que o jovem perceba a importância do estudo para ser um case de sucesso na propriedade, através das nossas falas, acreditamos que eles consigam visualizar oportunidades no local em que vivem”, destaca Rosana.

Envolvimento com a educação vem de décadas

Historicamente a Haas sempre se envolveu muito com a educação. “As pessoas que trabalham aqui conosco são instigadas a estudarem com bastante frequência. Já apoiamos a organização de um EJA na nossa comunidade, em Linha Brasil. A gente se sente satisfeito em ver as pessoas progredindo e esse projeto veio a impulsionar esse sentimento que a gente sempre teve”, enaltece o diretor Junior Haas.

Em 2015, a empresa contribuiu para a primeira turma de EJA em Linha Brasil. No ano de 2018 auxiliou os colaboradores em aulas particulares para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Atualmente, neste segundo semestre de 2023, 12 colaboradores retornaram à sala de aula através do incentivo da empresa. Os alunos frequentam o EJA EAD do Sesi e visam concluir o Ensino Fundamental e Médio. Outra frente de trabalho vem sendo o projeto em parceria com a Jubal que iniciou em 2022 com a participação de 22 alunos do 1º ano do Ensino Médio. A ideia da empresa é desenvolver o trabalho nas três turmas de ensino e em 2024 concluir o primeiro ciclo.

Foto: Rosana Wessling / Haas Madeiras
Texto: Rosana Wessling/Analista de Comunicação e Marketing da Haas Madeiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado