Unisc completa 20 anos de instalação do campus de Venâncio Aires

A Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais

O campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 20 anos em Venâncio Aires no próximo dia 25. Ao todo, entre bacharéis, licenciaturas e cursos técnicos, foram formados um total de 989 profissionais nestes 20 anos.

Embora o campus de Venâncio Aires tenha sido inaugurado em 2004, para a concretização dele houve um longo caminho que, de certa forma, se iniciou em 1998. Neste ano a Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais. Já no ano seguinte, proveniente de uma demanda do hospital da cidade, dava início o Curso Técnico em Enfermagem. No ano de 2000, o curso de Pedagogia Educação Infantil também foi implementado.

Em 2003, os esperados cursos de Direito e Administração passaram a integrar a cartela de bacharelados oferecidos à comunidade. No mesmo ano, o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) recebeu autorização para funcionamento. Em 2006 abriu as portas visando proporcionar o acesso à justiça para pessoas carentes e promover uma sociedade com equidade, atendendo a população dos municípios da comarca de Venâncio Aires.

No ano seguinte, em 25 de março de 2004, foi inaugurado o campus da Unisc em Venâncio Aires. Neste mesmo ano, iniciaram duas turmas de novos cursos, Pedagogia Anos Iniciais e o curso de Sistemas de Informação. Dois anos mais tarde, o prédio do campus passou por uma ampliação, ganhando espaço próprio para o auditório e mais salas de aula.

Em 2018, visto a demanda da cidade por profissionais da área da saúde, o curso Técnico em Enfermagem passou a ser ofertado novamente. Já no ano de 2020, o Curso de Ciências Contábeis teve início. Ainda no mesmo ano, a Unisc Venâncio Aires passa, juntamente com os demais campi, a ofertar cursos de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EAD). Em 2022, Venâncio passa a ofertar mais um novo curso técnico, implementando assim o Curso Técnico em Agropecuária.

Atualmente, o campus está sob coordenação de Everton Cristiano Feix. Para ele, a unidade tem sido pilar essencial para o crescimento e desenvolvimento regional. “A Unisc, comprometida com a disseminação do conhecimento, sua influência transcende as fronteiras da comunidade local, alcançando um impacto significativo em diversas esferas. Acompanhar a jornada acadêmica dos estudantes do nosso campus é uma experiência profundamente gratificante. Desde os primeiros passos no ambiente universitário até o momento solene da graduação, testemunhamos a transformação de cada indivíduo. Os desafios iniciais cedem lugar a uma confiança renovada e a um compromisso inabalável com os valores de justiça social e progresso. Nosso desejo é continuar trabalhando para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, fala.

História relembrada

Quem ajudou nas negociações para a instalação do campus foi a coordenadora do Centro de Ensino Profissional da Unisc (Cepru), a professora Luci Elaine Kramer. Ela lembra que antes da existência do prédio tanto o Curso de Pedagogia, quanto o curso Técnico em Enfermagem, funcionaram no Colégio Nossa Senhora da Aparecida, hoje Bom Jesus, no turno da noite.

O sonho de implantar o campus iniciou na gestão do prefeito Celso Artus, com a definição e a doação da área do campus pela municipalidade à Unisc, onde está hoje, tendo por fundos a RSC- 287, após o Distrito Industrial. Em 28 de março de 2002, o prefeito Glauco Scherer e o reitor na época, Luiz Augusto Costa a Campis, firmaram o convênio de construção do prédio, com conclusão prevista para 2004.

“Na época, o convênio firmado quanto ao investimento da municipalidade na construção do prédio, foi revertido em bolsas de estudos para acadêmicos venâncio-airenses de baixa renda. No início de 2002, Comissões do Ministério da Educação já haviam visitado o município, emitindo pareceres favoráveis para a instalação dos cursos de Administração, Pedagogia, Enfermagem e Direito”, comenta.

Segundo pronunciamento do reitor Campis, na época, ficou destacada a relação histórica da Unisc com Venâncio Aires, “a começar pelo primeiro reitor, o venâncio-airense Wilson Kniphoff da Cruz, diversos professores e os mais de mil alunos venâncio-airenses”, que estudavam, há cerca de 20 anos atrás na Unisc, campus de Santa Cruz do Sul. Campis ainda completou que “só pelo número de estudantes já é motivo para Venâncio Aires ter o seu Campus Universitário.”

Comemoração

Para celebrar a data, no dia 27, às 19h30, haverá apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc. Será na Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, na Rua Tiradentes, 1225, Centro, com entrada franca.

Campus importante para Venâncio e Região

“O campus de Venâncio Aires é muito importante para a Unisc em vários aspectos. Primeiro, nós continuamos fazendo oferta de cursos de graduação e cursos técnicos, técnicos profissionalizantes, portanto, formando a mão de obra do município de uma forma muito qualificada. Um outro ponto importante, nós trabalhamos muito fortemente com a inovação, e acreditamos muito que a inovação é uma forma que, aquelas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e querem empreender, o que é uma tendência mundial cada vez maior, elas possam ter todo o apoio da Universidade, através de áreas tecnológicas, professores de Administração, de Direito, de Ciências Contábeis, ou seja, em todas as informações necessárias para criar um novo negócio, eles recebem o apoio da Universidade.

Também é muito importante para a Unisc os projetos que nós fazemos na área ambiental. Eu cito o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que é realizado com a Corsan, o município de Venâncio Aires, e também com o Ministério Público, em que a Unisc, através do seu conhecimento técnico, faz um diagnóstico na Bacia do Arroio Castelhano, também nas nascentes, e o monitoramento e educação ambiental dos proprietários nessas áreas. Então, isso tem dado um resultado e vai dar um resultado ainda muito importante. É um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado