O atletismo é uma modalidade que tem registrado um incremento importante no cenário esportivo em Venâncio Aires e região. O atleta Gustavo Wagner Dallafávera, acumula diversas conquistas, através de participações em eventos estaduais, nacionais e internacionais. Ele começou no atletismo no ano de 2015, quando estudava no campus local do IFSul.
Segundo o atleta, após o turno de aula, ele aproveitava para treinar e conhecer novas técnicas da modalidade de esporte, passando a desenvolver diversas habilidades. “Me desenvolvi em diversas modalidades. Também me especializei em provas de salto, que foi onde me destaquei inicialmente, conquistando o título sul-brasileiro dos institutos federais no ano de 2015. No ano seguinte já conquistei o título nacional e fui recordista na prova do salto em distância. Esse foi meu início no atletismo, onde eu levava a modalidade como uma oportunidade para conhecer novos lugares”, destaca.
No último final de semana, Gustavo viajou mais de 2 mil quilômetros, usando os mais variados meios de transporte, para chegar a cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, para participar do campeonato Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que reuniu mais de 800 atletas de 16 estados e também do Distrito Federal. Grande parte dos participantes, estiveram presentes, para obterem pontos para os Jogos Olímpicos de Paris que ocorrem em 2024, com início marcado para o mês de julho.
Para Gustavo, a participação no evento foi marcante. “Me preparei muito e consegui fazer uma excelente marca. Na prova dos 100 metros eu consegui o índice para o campeonato brasileiro de atletismo pelo 3º ano consecutivo e também o segundo melhor tempo da minha vida, na final fiquei na sétima posição entre oito competidores que estavam classificados. Considerando que mais de 50 atletas estavam disputando essa prova, foi um resultado muito bom. Já na prova dos 200 metros consegui a melhor marca da minha vida e também estou atrás do índice para o campeonato brasileiro. Tenho perspectivas muito positivas que ainda posso melhorar.” enfatiza o venâncio-airense.
Dallafávera comenta também que uma competição fora do Rio Grande do Sul tem um grande custo e que só conseguiu estar presente pois teve apoio necessário para arcar com os custos. “O que evidencia um grande problema do atletismo, as viagens têm muito custo e eu fui ter minha primeira premiação em dinheiro na última competição, que foi realizada na cidade de Paysandú, no Uruguai”, ressalta o atual tricampeão gaúcho das modalidades de 100 e 200 metros.