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Expointer será no fim de setembro

Em razão da pandemia do coronavírus, o governo do Estado altera a data da Expointer 2020. Prevista, como tradicionalmente ocorre, para o fim de agosto, a feira em Esteio está programada para ser de 26 de setembro a 4 de outubro.

A nova data foi anunciada na manhã desta quinta-feira (18/6) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. A feira, que neste ano celebra os 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, deve contar com protocolos de segurança sanitária definidos pela Secretaria da Saúde. Entre as quais, estão em análise a medição da temperatura de visitantes e túneis de desinfecção nos portões de entrada.

De acordo com o secretário Covatti Filho, serão mapeados todos os processos necessários para a realização do evento e encaminhados para análise da Secretaria da Saúde e do Comitê da Crise da Covid-19.

“Vamos trabalhar com todas as hipóteses e discutir todas a ações de proteção possíveis. Nosso trabalho é garantir segurança a participantes e expositores”, afirmou Covatti Filho, acrescentando que a feira deve marcar a retomada do crescimento econômico no Estado.

No ano passado, a 42ª Expointer alcançou faturamento de R$ 2,69 bilhões, dos quais R$ 2,54 bi em intenções de negócios do setor de máquinas e implementos agrícolas.

“É muito importante o produtor saber que nossa disposição é de que a feira aconteça. Estamos fazendo todos os esforços para isso, mas sempre iremos primar pela saúde de todos que irão comparecer”, assegurou o secretário.

A Expointer também é essencial para a agricultura familiar, em especial para as agroindústrias que neste ano, em razão da pandemia, tiveram de enfrentar o cancelamento de inúmeras feiras no Estado. Na edição de 2019, a área movimentou R$ 4,5 milhões.

Incêndio consome mais de dois hectares de vegetação no interior

Um incêndio no final da manhã desta quinta-feira, 18, consumiu mais de dois hectares de vegetação baixa em uma área rural de Venâncio Aires. O fogo se iniciou às 11h30 e se alastrou rapidamente na Linha Cipó.

Para controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 500 litros e água e batedores. Conforme os bombeiros, fios de luz que se romperam de postes deram início às chamas.

Thomás Lenz faz live solidária para arrecadar doação para Juju nesta quinta-feira

O cantor venâncio-airense Thomás Lenz realiza uma live solidária nesta quinta-feira, 17, para arrecadar doações para a campanha Ame Juju. A apresentação será transmitida pela pelo canal do YouTube do artista a partir das 20h. Ao longo do evento, serão sorteados prêmios para as pessoas que contribuírem.

Júlia Cardoso Torres, de um ano e cinco meses, foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 e precisa de R$ 9 milhões para realizar um tratamento nos Estados Unidos. O prazo limite para arrecadação do valor é dezembro de 2020.

Ministro da Educação anuncia saída do cargo em vídeo

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O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira, 18, que vai deixar o cargo. A informação foi confirmada em um vídeo publicado nas redes sociais. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Weintraub anunciou que recebeu um convite para atuar no Banco Mundial.

Durante a fala, Weintraub destacou que um dos motivos para saída é a segurança. “Eu vou começar a transição agora e nos próximos dias eu passo o bastão para o ministro que vai ficar no meu lugar interino ou definitivamente. Neste momento, não quero os motivos da minha saída, não cabe. O importante é dizer que recebi um convite para ser diretor de um banco”, disse.

*Com informações do G1

Acidente é registrado no Centro

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Um acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira, 18, no Centro de Venâncio Aires. A colisão aconteceu por volta das 15h15, no cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco e Barão do Triunfo. Os ocupantes do Volkswagen Gol de uma empresa e da Ford Ranger da Secretaria de Meio Ambiente não ficaram feridos. O Departamento de Trânsito foi acionado e realizou os levantamentos necessários.

Acidente envolvendo carro e bicicleta deixa jovem ferido no Centro

Um acidente de trânsito envolvendo carro e bicicleta na tarde desta quinta-feira, 18, deixou um jovem ferido no Centro de Venâncio Aires. A colisão aconteceu por volta das 15h, na rua Osvaldo Aranha, nas proximidades do cruzamento com a Quinze de Novembro.

Conforme apurado pela reportagem, o condutor da bicicleta, de 17 anos, ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima recebeu atendimento médico no local e foi liberada. O motorista do Chevrolet Corsa saiu ileso da ocorrência.

TSE divulga divisão de recursos do fundo eleitoral

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O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (17) o cálculo da divisão de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) destinado para as campanhas dos partidos nas eleições de 2020. 

No total, R$ 2 bilhões serão distribuídos para as 33 legendas. O PT vai receber R$ 201 milhões, a maior quantia. O PSL ficou em segundo lugar no rateio e receberá R$ 199 milhões. Na terceira posição está o MDB, com R$ 148 milhões. A tabela com a distribuição para todos os partidos pode ser acessada no site do TSE

O partido Novo e o PRTB abriram mão do fundo e não vão receber recursos para financiar as campanhas de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. 

A distribuição dos recursos leva em conta os votos válidos recebidos pelo partido e número de parlamentares da sigla na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Na sessão de ontem do TSE, após pedido de revisão do primeiro cálculo, divulgado no início do mês, o tribunal decidiu considerar que também deve ser levado em conta na divisão dos recursos do fundo o número de senadores eleitos pela legenda nas eleições de 2018, mas que saíram dos partidos. A divisão inicial levou em conta a representatividade das legendas no primeiro dia útil de junho. 

O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) foi criado pelo Congresso após a decisão do STF que, em 2015, proibiu o financiamento privado de campanhas políticas. 

Minuano realiza seleção de funcionários em Mato Leitão

A empresa Minuano realiza neste sábado, 20, uma seleção de funcionários em Mato Leitão. O processo ocorre na Seubv, das 9h e 16h, com todas as medidas de higiene e segurança. Serão observadas as regras de distanciamento, oferta de álcool gel e o uso de máscara proteção individual é obrigatório.

A Minuano busca funcionários para a função de operadores de produção para o frigorífico em Lajeado. Os interessados devem apresentar documentos de identificação, Carteira de Trabalho, cartão do SUS, comprovante de residência, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento/Casamento e Certificado de Reservista.

*Com informações da Assessoria de Imprensa de Mato Leitão

Prefeitura aposta na qualificação do empreendedor para realização de vendas on-line

A Prefeitura de Venâncio Aires deve buscar a qualificação dos empreendedores locais nos próximos meses para possibilitar a realização das vendas on-line. O objetivo é atualizar os comércios tradicionais para o ambiente digital. O tópico foi debatido nesta quarta-feira, 17, durante reunião para discussão de medidas do plano de recuperação do comércio.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cláudio Soares, o trabalho pode ser desenvolvido na cidade. “Durante muitos anos, se imaginou que o mercado virtual acabaria com o comércio local. Há vários estudos que falam que o comércio on-line pode gerar oportunidades para os negócios locais. Esse é um trabalho que precisamos construir em parcerias com instituições que qualificam o comerciam. O Sistema S, Unisc, Univates e IFSul estão dentro desse contexto”, disse.

Cláudio Soares explica que o poder público pode atuar como mediador na flexibilização e na definição dos horários de trabalho do comércio local. “Nós sabemos das tensões existentes entre os comerciantes e os comerciários por via dos sindicatos. Como poder público, nós podemos diminuir esse abismo que existe, muita das vezes, no dialogo entre esses dois atores. Estamos também desenvolvendo um trabalho de desburocratização e abrindo as portas da prefeitura para ouvir o empresário”, destacou.

Facebook é a maior plataforma de notícias falsas, aponta pesquisa

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O Facebook e o WhatsApp são as principais plataformas de difusão de conteúdos falsos, segundo o Relatório de Notícias Digitais 2020 do Instituto Reuters, considerado o mais importante estudo mundial sobre jornalismo e novas tecnologias. Entre os ouvidos, 29% manifestaram preocupação com a difusão de desinformação nas redes sociais Facebook, 6% no Youtube e 5% no Twitter. Nos apps de mensagem, o WhatsApp foi o mais citado.

O Facebook foi a rede social mais apontada nas Filipinas (47%), Estados Unidos (35%) e Quênia (29%), entre outros países. No Brasil, o Whatsapp foi mencionado como principal local por onde mensagens falsas são disparadas (35%), enquanto o Facebook é o segundo canal mais citado (24%). O Youtube é objeto de maior preocupação na Coreia do Sul, enquanto o Twitter ocupou essa posição no Japão.

Mais da metade (56%) dos participantes do levantamento se mostrou preocupada como identificar o que é real e o que é falso no consumo de informações. O Brasil foi o país onde esse receio apareceu de forma mais presente (84%), seguido do Quênia (76%) e da África do Sul (72%).

Entre as fontes de desinformação, a mais indicada foram os políticos (40%), especialmente nos Estados Unidos, Brasil e Filipinas. Em seguida vêm ativistas (14%), jornalistas (13%), cidadãos (13%) e governos estrangeiros (10%).

Confiança

Entre os ouvidos, 38% disseram confiar nas notícias, índice quatro pontos percentuais menor do que no ano passado. Essa atitude varia entre países, sendo mais comum na Finlândia e Portugal e menos recorrente em Taiwan, na França e na Coreia do Sul. O Brasil teve desempenho acima da média (51%).

Quando perguntados sobre os conteúdos jornalísticos que consomem, o índice subiu para 46%, ainda abaixo da metade e três pontos percentuais menor do que no ano anterior. Essa avaliação sobre a confiabilidade é menor em mecanismos de busca (32%) e em redes sociais (22%).

Mas 60% relataram preferir notícias mais objetivas (sem uma visão política clara) e 28% preferiram conteúdos com visões políticas claras e que reforçam suas crenças. O Brasil foi o com maior percentual de pessoas que desejam ver notícias de acordo com suas concepções (43%).

Fonte de informação

Os serviços online foram apontados como principal fonte de informação em diversos países, como Argentina (90%), Coreia do Sul (85%), Espanha (83%), Reino Unido (79%), Estados Unidos (73%), Alemanha (69%). Em seguida vêm a TV e o rádio. A mídia impressa perdeu espaço, servindo como meio para se informar em índices que variam de 30% a 16% a depender do país.

O estudo confirmou uma variação desse comportamento conforme a idade. Jovens preferem canais jornalísticos online, enquanto a TV e a mídia impressa são a principal alternativas para a faixa acima dos 55 anos de idade.

Os brasileiros foram os que mais recorrem ao Instagram para se informarem (30%), e também estão entre os que mais utilizam o Twitter para esta finalidade (17%). Mas o Facebook e o Whatsapp ainda são as plataformas dominantes, servindo de alternativa informativa para, respectivamente, 54% e 48% dos entrevistados.

Pandemia

Embora realizado em sua maioria antes da pandemia, o estudo avaliou o consumo de notícias durante esse período. Entre os ouvidos em seis países, 60% consideraram que a mídia ajudou a entender a crise e 65% concordaram que os noticiários explicaram o que os cidadãos poderiam fazer. Dos entrevistados nestas nações, 32% avaliaram que a mídia exagerou no impacto da pandemia.

Para o pesquisador do Instituto Nic Newman, a crise provocada pela pandemia do coronavírus reforçou a necessidade da importância de um jornalismo confiável e correto que possa informar a população. Ao mesmo tempo, ele lembra como a sociedade está suscetível a teorias da conspiração e à desinformação. 

“Os jornalistas não controlam o acesso à informação, enquanto o uso de redes sociais e plataformas dão às pessoas acesso a um rol grande de fontes e fatos alternativos, parte dos quais é enganosa ou falsa”, disse.

O estudo

A equipe responsável pelo relatório entrevistou mais de 80 mil pessoas em 40 países de todos os continentes. A maior parte das entrevistas foi coletada antes da pandemia, mas em alguns países, as respostas foram obtidas em abril, já trazendo algum impacto desse novo cenário.

Facebook

Em nota, o Facebook afirmou que está comprometido com o combate à desinformação. “Em abril colocamos marcações de notícias falsas em cerca de 50 milhões de postagens em todo o mundo, removemos milhares de conteúdos que poderiam levar a danos no mundo real e direcionamos mais de 2 bilhões de pessoas a recursos de autoridades de saúde por meio da Central de Informações sobre a Covid-19.  Também estamos ajudando jornalistas e organizações de notícias a se adaptarem às mudanças no mundo digital, assim como comprometemos mais de US$ 400 milhões em todo o mundo para apoiar esse trabalho”, acrescentou a empresa.

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