A Brigada Militar (BM) e fiscais da Secretaria de Agricultura do Estado preparavam-se para dar início a uma Operação Sanitária, em Vale Verde, quando receberam uma denúncia sobre uma ação de abigeatários no interior.
A informação dava conta de que suspeitos teriam efetuado disparos de arma de fogo em uma propriedade rural na localidade de Picada do Queijo, interior de Vale Verde. Imediatamente, uma guarnição da BM se deslocou até o local. Lá, os policiais localizaram dois animais amarrados para o abate, além de carcaças de outros bocinos, com aparência de que haviam sido carneados há mais dias. Os animais localizados ainda vivos foram devolvidos aos seus proprietários.
Após evitarem o roubo dos bovinos, deu-se início a operação, que contou com efetivo dos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e General Câmara. Na ação, foi vistoriado um abatedouro e um açougue. O último estabelecimento foi notificado e lavrado uma comunicação de ocorrência por venda de carne sem procedência e sem condições adequadas para consumo.
A Operação resultou na apreensão de miúdos e toucinho suíno. Ainda foram apreendidas etiquetas lacre para carcaça, pois estavam em local diverso do previsto em lei. Os produtos serão destinados à graxaria. Os estabelecimentos estão sendo fiscalizados de forma aleatória.