Mato Leitão aposta na produção de flores nas pequenas propriedades

Mato Leitão está apostando na produção de flores nas pequenas propriedades. A proposta é introduzir a floricultura como alternativa de renda e diversificação de culturas para pequenos agricultores familiares. O técnico da Emater Rudinei Medeiros explica que o trabalho de extensão começou em 2018 e destaca que a produção de flores para arranjos e buquês é uma realidade no interior da Cidade das Orquídeas.

Residente na Vila Sampaio, perto da divisa com Venâncio Aires, Eloci Scheibler conta com o apoio da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura. “Acho muito bom e gosto de trabalhar com flores. Aos poucos, começo a ter retorno financeiro com a venda de arranjos”, disse. As propriedades recebem visitas técnicas desde o plantio até colheita das flores. Eloci recebeu as primeiras 200 mudas no ano passado. Atualmente, ela cultiva gladíolos, gérberas e rosas.

Batata

Eloci Scheibler atua também em outro projeto inédito. Ela cultiva batata-doce, resultado de uma parceria entre Emater e Embrapa/Pelotas. Em dois anos, são três variedades diferentes.

Verduras

Outra atividade muito bem desenvolvida pela agricultora é a produção de verduras e legumes. O trabalho ocorre há cerca de 10 anos com venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Estão na lista alface, brócolis, repolho, rúcula, cenoura, tempero verde, espinafre e outros.

Foto: Assessoria de Imprensa

Flores para todos

Mato Leitão ingressou na 5ª fase no projeto junto com Herveiras, Jacuizinho, Venâncio Aires e Pantano Grande. Trata-se de uma oportunidade de renda ao agricultor familiar.

Foto: Assessoria de Imprensa
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro com placas de Venâncio Aires capota na RSC-287 e motorista é presa por embriaguez

Um carro com placas de Venâncio Aires se envolveu em um acidente na madrugada deste domingo, 27, na RSC-287. O acidente aconteceu...

Dois furtos são registrados no Centro de Venâncio Aires

Dois furtos com arrombamento foram registrados entre sexta-feira, 25 , e este sábado e preocupam a polícia e os proprietários de...

Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil participam de acordo para combate às fake news nas eleições

Vice-governador assinou acordo durante videoconferência com representantes de todas as instituições participantes

Bom Jesus inicia organização para retomada das aulas presenciais do Ensino Médio

Conforme a diretora Ines Schwertner, será realizada preparação dos professores para adaptação aos novos protocolos
error: Recurso desabilitado