Prefeitura de Mato Leitão propõe incentivo na cultura de erva-mate

A partir de agora os agricultores de Mato Leitão passarão a contar com incentivo para investir na cultura da erva-mate. O Programa Troca-Troca, com subsídio no fornecimento de mudas da planta, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

A meta é conceder até mil mudas por ano, por produtor rural, com subsídio de até 50%. A implementação do programa passou também por aprovação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). Os técnicos da Emater local, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, já realizam um trabalho de extensão rural com as famílias que fazem parte da produção de erva-mate, realizando análise de folhas e solo em ervais com acompanhamento técnico na adubação e tratos culturais.

A erva-mate já foi uma cultura agrícola com grande importância econômica e social em Mato Leitão. Atualmente, a cultura está presente em 125 hectares, especialmente na região de Santo Antônio. O plantio pode ser no sistema ‘solteiro’ ou ‘consorciado’, sendo mais uma fonte de renda nas propriedades. Mato Leitão já oferece outros programas como análise de solo, adubação verde e transporte de calcário, benefícios de importância no cultivo da erva-mate e outras culturas. As mudas que farão parte do programa municipal serão adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

BENEFÍCIOS

– realizar inscrição na Secretaria da Agricultura
– apresentar Bloco de Produtor Rural e estar em dia com tributos municipais
– seguir orientações e vistorias técnicas da Emater, respeitando os manejos e tratos culturais da erva-mate

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado