Após um ano de implantação das PICs, Posto de Saúde de Vale Verde registra diminuição das consultas de reincidentes com dores crônicas

Na manhã da sexta-feira, 5, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Práticas Integrativas e Complementares/Laborando Consultoria de Saúde, apresentaram os resultados e determinantes sociais da saúde, referente ao primeiro ano de oferta das PICs, através do SUS em Vale Verde.

Foi constatado durante este período, que houve uma diminuição significativa no Posto de Saúde, de pacientes que consultam com frequência, reclamando de dores crônicas. A Unidade de Saúde também constatou a diminuição considerável de aplicações injetáveis para dor.

A confirmação destes dados foi apresentada no evento, pela secretária da Saúde, Jucimar Dutra e pelo prefeito Carlos Gustavo Schuch. Dados apresentados demonstraram que as práticas integrativas e complementares em saúde, atendem 12% da população com frequência.

Foram 2,1 mil atendimentos individualizados até o momento, num total de 375 pessoas atendidas. Também houve formação de 20 pessoas, sendo agentes comunitários de saúde e atores sociais, e formação em reiki e benzimento de outras 20 pessoas.

Segundo a responsável pela execução das PICs em Vale Verde, Taitiane Teixeira, o atendimento é focado também na conscientização e educação popular, proporcionando a promoção e manutenção da saúde, e melhor qualidade de vida, equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. ”Os resultados são de impactos positivos na melhora da saúde física, mental, emocional e de autocuidado”, destacou a profissional.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Reiki; reflexoterapia; auriculoterapia; medicina tradicional chinesa/ acupuntura; aromaterapia; fitoterapia; ventosaterapia; práticas corporais e mentais; terapia dos florais; plantas medicinais e naturopatia, entre outras.

As práticas integrativas e complementares estão sendo oferecidas à população de Vale Verde com atendimentos pelo SUS, através de agendamento prévio, com o agente comunitário de saúde, o qual atua na promoção, proteção e prevenção da saúde no município.

DEPOIMENTO

No final do evento, algumas pessoas beneficiadas pelas PICs deram seus depoimentos, como a agente de saúde Juliane Dick, falou emocionada que sua filha, sofria com infecções urinárias, para as quais tomava medicação, como antibiótico, quase que constantemente. Poucos dias depois de receber atendimento através das PICs, a melhora aconteceu, e com o tempo as dores sumiram, e o medicamento foi definitivamente cortado do dia a dia da sua filha.

“Já estava muito preocupada, pois não descobríamos a origem da infecção, e por isso, estávamos mantendo um tratamento paliativo. Saber que minha filha não reclama mais das dores e poder vê-la livre de tratamentos diários, me deixa extremamente feliz e agradecida”, contou Juliane aos presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado