Decreto de calamidade pública garante auxílio a Vila Mariante

Ao todo 15 casas foram completamente destruídas e cerca de 11 residências danificadas

O decreto de calamidade pública emitido pela Prefeitura de Venâncio Aires garantirá recursos para os distritos de Mariante e Estância Nova. O documento foi homologado pelo Governo do Estado e será publicado no Diário Oficial nos próximos dias. A medida possibilitará a reconstrução e a recuperação dos locais. Ao todo 15 casas foram completamente destruídas e cerca de 11 residências danificadas.

Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara de Souza, a Prefeitura havia, primeiramente, emitido o decreto de emergência na última terça-feira (5). Com a situação agravada e o número total de pessoas atingidas, a administração municipal emitiu o estado de calamidade pública, mantendo os dois documentos em vigor.

“Quando emitimos o estado de emergência, havia cerca de 40 pessoas no abrigo. Com o Rio Taquari subindo, nós dobramos o número de abrigados e de resgatados. Aí então pudemos emitir o estado de calamidade. Isso tudo vai nos nortear na busca de recursos para recuperação dos distritos e devolver o mais rápido possível uma qualidade de vida para as pessoas.”

A administração municipal tem seguido a orientação da Defesa Civil Nacional para a liberação de valores e de estrutura. Desta forma, o foco principal é atender às necessidades emergenciais da população, incluindo a desobstrução de vias para permitir o acesso a escolas, postos de saúde e o retorno às residências.

A Prefeitura já encaminhou a solicitação de ajuda humanitária, para o auxílio de kits de higiene e limpeza, colchões e alimentação e o pedido de desobstrução das vias. Também, o processo de reconstrução está pronto e será enviado para análise do Governo Federal. Com isso, o município cumpre a terceira e última etapa das regras da Defesa Civil Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado