Dia Nacional da Kombi: Conheça a história de Cléo Kothe, colecionador de carros antigos

É celebrado nesta sexta-feira, 02, o Dia Nacional da Kombi, uma vez que em 1957 saía da linha de produção da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo -SP, a primeira unidade da van. Em alusão a data, a Rádio Venâncio Aires entrevistou Cléo Kothe, que desde a infância tem uma forte ligação com o modelo da Volkswagen, já que em 1958 o seu pai comprou uma das primeiras Kombis fabricadas no Brasil.

Com três Kombis de anos diferentes, Kothe coleciona inúmeros momentos com os veículos. À reportagem, o amante de carros antigos relembrou a proximidade com o modelo da Volkswagen. “Meu pai comprou uma Kombi em 1958, sendo que a primeira fabricada no Brasil era a 1957. Lá em casa somos nove irmãos, então o único jeito de levar todo mundo era tendo uma Kombi. Eu praticamente nasci dentro da Kombi. Foi o primeiro carro que eu dirigi. Minha primeira batida foi numa Kombi também. É uma tradição da família”, relembrou.

No início do último mês, Cleo Kothe viajou até Buenos Aires com sua família, com a Kombi 1979, apelidada carinhosamente como ‘Lady Laura’, em homenagem à mãe do colecionador. Foi uma viagem de 3,4 mil quilometros. “O carro que a gente mais usa nos eventos é a Lady Laura, equipada com um motor refrigerado a ar com injeção eletrônica e outras alterações que elevam a potência para 1800 cilindradas”. A Kombi de Kothe conta ainda com direção elétrica, vidros elétricos, ar condicionado e câmera de ré. “Ela anda muito bem. Fizemos em média 12,8 quilometros, em um percurso de 3400 quilometros atravessando o Uruguai, Argentina, Buenos Aires e voltando por Uruguaiana. É um carro confiavel para andar na estrada. Não que os outros não sejam, mas sempre é um carro antigo né”, complementou Kothe.

Mesmo sem ser fabricada desde 2013 no Brasil, a procura pelo veículo continua. “A Kombi ainda é um veículo muito procurado, principalmente por ter toda aquela história dos hippies, dos anos 60 e 70, das viagens em família. Quando a Volkswagen parou com a produção, foi um sufoco. A procura continua”, analisa. Além de três Kombis, Kothe é proprietário de uma Puma, dois Fuscas, Dois DKVs e uma Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado