Prefeitura inicia distribuição de novos contêineres de lixo

Já estão sendo distribuídos os contêineres que vão integrar o novo sistema de coleta de resíduos em Venâncio Aires. No entanto, o apelo da Secretaria Meio Ambiente é para que a população só comece a depositar os rejeitos nestes equipamentos a partir do dia 25 de abril, quando os atuais serão retirados pela empresa que hoje realiza o trabalho de recolhimento. O alerta é feito porque não haverá recolhimento nos novos equipamentos antes desta data.

A mudança no sistema inclui a ampliação no número de contêineres de 300 para 750, ampliando os locais com pontos de coleta. Outra novidade que passa a valer a partir do final do mês é que mesmo permanecendo com mão-de-obra terceirizada, a coleta do material nestes pontos será feita em caminhões que foram adquiridos pela Prefeitura, junto com os contêineres. Os novos equipamentos estão sendo distribuídos gradativamente, sendo 250 pontos para recicláveis, cujo contêiner é da cor azul e 500 para rejeito e orgânicos, na cor verde.

Com o novo sistema, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, o município deverá ter uma economia no primeiro ano, de quase um milhão de reais, baixando de R$ 3,45 milhões pagos para o trabalho, junto com o aluguel dos 300 contêineres, para R$ 2,49 milhões, não precisando pagar mais pela locação dos pontos e dos caminhões.

As mudanças são feitas a partir de recursos do programa federal Lixão Zero, com os quais Venâncio Aires já investiu também em composteiras domésticas para a população, biodigestores para as escolas, triturador de galhos, balança, além dos contêineres e dos veículos para a coleta. Uma campanha com material de divulgação junto à imprensa e escolas, vai detalhar a novidade e a forma como será feito o recolhimento. Para o interior estão sendo instaladas 100 novas lixeiras coletivas, e 151 lixeiras pequenas na área urbana.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado