Vigilância Sanitária inicia processo de implantação de armadilhas para mosquito da Dengue

Com a aproximação dos meses mais quentes do ano, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Ambiental, está em processo de implantação de armadilhas ovitrampas. A ferramenta é feita com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Venâncio Aires está entre os 20 municípios contemplados com a ação promovida pelo Governo do Estado.

Assim, na próxima semana, a equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental passará por capacitação em Porto Alegre para implantação das armadilhas. Após, haverá treinamento com os agentes de endemias. No total, serão 100 unidades de ovitrampas repassadas para o município. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, a expectativa é de que os materiais sejam distribuídos pela cidade no próximo ano.

As armadilhas monitoram a presença do Aedes aegyti em determinadas regiões. Elas serão utilizadas para mapear as áreas de maior risco e intensificar demais ações de prevenção. Ainda conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, a iniciativa é um requisito para implantação de outro projeto, o da instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDS). O instrumento é utilizado para a eliminação de focos do mosquito.

“Com a implantação das ovitrampas, queremos iniciar o processo de instalação das estações, que são armadilhas que atraem os mosquitos para colocar os ovos. Ao entrar em contato com a EDS, o inseto vai carregar o larvicida para outros locais”, destacou o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental.

Além disso, nas próximas semanas, iniciará a aplicação de controle de mosquitos em córregos e bueiros, onde há maior concentração de infestação no município. A ação será realizada de forma gradual com a parceria da empresa que fornece os larvicidas.

PREVENÇÃO

Outra medida que se faz fundamental é o cuidado no próprio imóvel, como a manutenção de reservatórios e cisternas de água fechados; colocação de tela no ladrão da caixa d’água; limpeza de calhas; manutenção de pratinhos de plantas com areia até a borda; recolhimento de materiais que possam acumular água; lixeiras fechadas; tratamento de piscinas; recolhimento de pneus, além de limpeza diária de potes de água para animais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado