Alunos do IFSul Venâncio Aires protestam contra greve de servidores que paralisa o calendário acadêmico

Estudantes relatam que estão junto na luta dos servidores, mas acreditam que existem outras formas de exigir os direitos, que não seja uma paralisação das aulas

Após a direção do IFSul campus Venâncio Aires anunciar a suspensão do calendário acadêmico, estudantes se mobilizam para tentar manter as aulas. Um protesto, com cartazes, é realizado no educandário, na manhã desta quarta-feira, 10.

Em entrevista à reportagem da RVA, representantes de alunos disseram que apoiam as pautas dos servidores, mas pedem que não ocorra a greve. Segundo os estudantes, a paralisação de aulas prejudica, principalmente, aqueles que estão no 4º ano e pretendem ingressar no ensino superior a partir de 2024. “A gente está tentando fazer com que o nosso calendário não seja suspenso. Isso nos prejudica muito, porque além de ter aulas nas férias, a gente tem aula no outro ano. E a pessoa que está agora no 4º ano, tem a chance de se formar só no ano que vem. E aí pode ser que não consiga nem entrar na faculdade. Pode ser que perca a vaga, por ainda não ter se formado”, explicou a estudante Alice Rizzetti.

Já a estudante Ketlin Machado ressaltou que os alunos estão junto na luta dos servidores, mas acreditam que existem outras formas de exigir os seus direitos, que não seja uma paralisação do calendário acadêmico. “Os servidores não estão querendo escutar os alunos e a gente acredita que tem esse direito, para reivindicar também o que a gente precisa, que é continuar tendo as aulas. Nós mostramos que a gente apoia as pautas deles, mas a gente acredita que isso possa ser feito por outros meios que não se a greve”, disse.

Servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense anunciaram nesta semana que vão aderir à greve nacional a partir do dia 17 de abril. O motivo principal envolve perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Questões orçamentárias também são apontadas, principalmente com relação à falta de investimentos em estruturas.

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