Município oferta carteirinhas a portadores de fibromialgia a atendimento preferencial

O documento tem validade de dois anos

Utilizar filas preferenciais em setores públicos ou privados é benefício que pessoas portadoras de fibromialgia podem ter, a partir da apresentação da carteirinha com essa identificação.

O documento pode ser solicitado na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, mediante apresentação de alguns documentos, além do atestado médico para a doença. Conforme o secretário Ricardo Landim, a carteira fica pronta imediatamente e segue as orientações da Lei Estadual 15.606, de 29 de abril de 2021, que institui a “Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia”.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura do corpo humano causando dor, associada a sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Portadores dessa patologia contam também com vagas especiais de estacionamento, cuja liberação pode ser obtida junto ao departamento de trânsito, na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Conforme a servidora responsável pelo encaminhamento, Tatiana Rex, para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico para a doença, atualizados e emitidos nos últimos seis meses, cartão do SUS e uma fotografia 3×4. Segundo ela, o documento tem validade de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado