Aumento no número de casos de tuberculose chama a atenção em Venâncio Aires

A tuberculose é uma doença que, caso não tratada, pode causar a morte do paciente

O crescente número de casos de tuberculose em Venâncio Aires começa a chamar atenção. A situação também se repete em diversas cidades do país. Conforme dados do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi), em todo o ano passado, foram contabilizados 21 casos na Capital do Chimarrão, enquanto que apenas nos três primeiros meses de 2023, já são 19 registros no município.

Durante entrevista à RVA, a coordenadora do Cadi, Solange Sehn, destacou que diversos fatores deixam as pessoas suscetíveis à doença, que é transmitida por vias aéreas e afeta prioritariamente os pulmões. Segundo ela, a doença, que é transmissível de uma pessoa para outra, atinge quem mora na mesma residência, mas também pode ser transmitida em penitenciárias , por exemplo. “As pessoas que têm tuberculose em uma casa, toda a família vai ter que fazer testes e exames e, conforme o resultado, ela terá que fazer tratamento”, disse.

Solange Sehn cita ainda os sintomas, ressaltando que um dos sinais da doença é a tosse prolongada há mais de duas semanas. “É importante ficar alerta. Raramente ela tem sintomas, mas caso a pessoa tenha entre 15 e 20 dias de tosse, tanto seca ou produtiva, deve procurar um médico, pois isso não é normal. O exame é muito simples e fácil de fazer”, relata.

A tuberculose é uma doença que, caso não tratada, pode causar a morte do paciente. A coordenadora do Cadi ainda destacou que pessoas que realizam o tratamento para diminuir os impactos da tuberculose costumam faltar nos exames, o que aumenta a possibilidade de portadores transmitirem a doença. “A pessoa que fica um mês fora de tratamento já pode ficar bacilífero e continuar transmitindo a doença e muitas vezes o estado de saúde dele pode piorar e, inclusive, causar problemas futuros. Mas muitas pessoas não conseguem ter consciência”, complementa.

Em alguns pacientes, a tuberculose costuma ser silenciosa e não apresentar sintomas. O encaminhamento para o teste da doença pode ser realizado através de consultas médicas em unidades de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado