Com 12 anos de atuação em Venâncio Aires, Samu contabiliza mais de 23 mil atendimentos

Dado foi apresentado pela enfermeira responsável técnica do Samu da Capital do Chimarrão, Patrícia Mello da Silveira e pelo coordenador médico, Michael Berger Schmidt

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência apresentou nos últimos dias um levantamento apontando as ocorrências atendidas na Capital do Chimarrão desde a fundação, em 2010. Nos 12 anos de atuação em Venâncio Aires, o Samu contabiliza mais de 23 mil atendimentos.

Conforme a enfermeira responsável técnica da unidade, Patrícia Mello da Silveira, é possível observar um crescimento no número de acionamentos a cada ano. Segundo ela, a divulgação do serviço é um dos motivos. “A informação faz com que as pessoas tenham maior acesso. Estamos vindo a bastante tempo nos meios de comunicação divulgando o nosso trabalho, além de fazer capacitações em empresas de forma voluntária. Os números têm crescido, mas o município também cresceu. Esse número é esperado”, detalha a profissional, destacando que a unidade de Venâncio Aires realiza, por mês, cerca de 250 atendimentos.

Liderando as ocorrências do Samu, estão casos de quedas. “Nessas ocorrências, estão quedas de moto e quedas da própria altura. Por incrível que pareça, as pessoas acham que a gente atende mais traumas, mas podemos falar com toda certeza que os atendimentos clínicos são mais da metade dos atendimentos de traumas”, relata.

Projetos

Conforme Patrícia Mello da Silveira, alguns projetos estão sendo estudados, para serem implantados em Venâncio Aires. Entre eles, está o ‘Samuzinho’. Através da iniciativa, profissionais do serviço vão até as escolas do município, para capacitar os estudantes. “Vários municípios de todo o estado já fizeram esse projeto e nós temos muita vontade de fazer. Pensamos em levar um boneco, tornando-se algo lúdico também”, complementa.

Já o coordenador médico, Michael Berger Schmidt destaca que uma nova ambulância de suporte avançado é esperada para Venâncio Aires. “A gente deve receber essa nova ambulância. Acredito que tenhamos solicitado. A cada cinco anos renovamos a frota”, explica.

A nova ambulância vai substituir a atual unidade avançada e a remanescente deve ficar para reserva. Desde dezembro, o Samu também atende em um novo endereço. A sede foi realocada para um prédio localizado na rua Visconde do Rio Branco, número 1498. A unidade funciona 24 horas, com o objetivo de socorrer rapidamente pacientes com necessidade de atendimentos de urgência ou emergência. O acionamento do Samu é feito através de ligação gratuita à central, pelo número 192.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado