Conferência das Partes para o controle do tabaco é adiada para 2024

O adiamento da COP e da MOP programadas para ocorrer entre os dias 20 e 25, e, entre 27 e 30 de novembro, respectivamente, na Cidade do Panamá foi confirmado em comunicado do Secretariado da convenção nesta quinta-feira, 9

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10) e a 3ª Sessão da Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco foram adiadas para 2024. O adiamento da COP e da MOP programadas para ocorrer entre os dias 20 e 25, e, entre 27 e 30 de novembro, respectivamente, na Cidade do Panamá foi confirmado em comunicado do Secretariado da convenção nesta quinta-feira, 9.

O comunicado não informa data para a realização do evento em 2024. De acordo com a publicação, a decisão foi tomada diante da preocupação com a atual situação de segurança no Panamá. O país enfrenta a terceira semana de protestos contra a operação de uma mina de cobre a céu aberto. As manifestações, que incluem bloqueios em estradas, causam escassez de alimentos em diversas cidades.

A tensão tem se agravado desde a última terça-feira, quando um homem matou a tiros dois manifestantes em um bloqueio rodoviário. Pelo menos mais uma pessoa teria sido morta em manifestações. De acordo com o Jornal Estado de Minas, cerca de 300 caminhões bloqueados na rodovia Interamericana perto de Silimín, 450 km a oeste da capital, em Chiriquí, província fronteiriça com a Costa Rica.

Integrante de Subcomissão que debateu o tema na Assembleia Legislativa, o deputado Edivilson Brum (MDB) lamentou a situação no país e afirmou que o trabalho de articulação da posição brasileira a ser levada a COP-10 continua. “Independente de quando ocorrerá a Conferência, o nosso trabalho continua para que o Brasil leve ao Panamá uma posição condizente com a importância da cadeia produtiva do tabaco para o Brasil”, afirmou.

Confira a íntegra do comunicado

A Décima Sessão da Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS) e a Terceira Sessão da Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco adiada para 2024 .

Na sequência da comunicação recebida do Panamá, país anfitrião da Décima Sessão da Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco (CQCT da OMS) e da Terceira Sessão da Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco (Protocolo), já não é possível realizar a COP10 e a MOP3 em Novembro de 2023, conforme programado.

As sessões deverão ser realizadas no Panamá, o mais cedo possível em 2024, em datas a confirmar. O adiamento da COP10 e da MOP3 deve-se à atual situação de segurança no Panamá.

O Secretariado da Convenção comunicará mais detalhes em relação à COP10 e à MOP3, assim que estiverem disponíveis. Secretariado da Convenção continua a apoiar as Partes da CQCT da OMS e do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco na implementação das suas obrigações ao abrigo dos tratados e na proteção das suas gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e económicas do tabaco. consumo e exposição à fumaça do tabaco.

Créditos: Assessoria deputado Edivilson Brum (MDB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado