Está em fase de recursos o processo licitatório que vai possibilitar a aquisição de novos contêineres por parte da Prefeitura de Venâncio Aires. A apresentação de propostas ocorreu na semana passada e a divulgação da empresa vencedora do pregão eletrônico será feita nos próximos dias. Serão adquiridos 773 contêineres.
Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o objetivo é facilitar a separação correta de resíduos em Venâncio, colocando à disposição equipamentos diferentes para descarte de materiais orgânicos e secos. “Tirando a Osvaldo Aranha, que tem dois contêineres, um para orgânico e outro para seletivo, as outras ruas têm um contêiner só. Daí a gente separa, faz aquela educação, orienta as pessoas a ter dois lixinhos, mas a administração pública coloca tudo num contêiner só. Então, vamos começar fazer o que é correto”, destacou Jarbas em entrevista à RVA.
A ideia é iniciar o processo de modificação do serviço de coleta nos próximos meses e finalizar em toda a cidade, inclusive nos bairros, até o fim do ano, garantindo uma economia de até 20% com recolhimento de resíduos.
Os novos contêineres serão adquiridos com recursos oriundos do Ministério do Meio Ambiente, recebidos ainda no ano passado, através do cadastro de projeto junto ao Governo Federal, dentro do programa Lixão Zero. O investimento total deve ser de R$ 1.300.000,00.