Empresas de produtos de origem animal podem comercializar nacionalmente

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) habilitou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Venâncio Aires a emitir o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) habilitou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Venâncio Aires a emitir o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A medida permite que empresas do município possam receber a mais alta certificação para a comercialização de produtos de origem animal em todo o Brasil. O reconhecimento coloca a Capital do Chimarrão entre os 38 municípios do país com esta permissão.

Conforme o médico veterinário coordenador do SIM, Daniel Terra Leite, o SISBI é uma certificação mais abrangente. Desta forma, quando a empresa recebe a habilitação, todos os produtos, independentemente da formulação, têm a permissão de venda nacional. Em Venâncio Aires, cerca de cinco empresas estariam propensas a conseguir o credenciamento.

“Ao contrário do Selo Arte, que é mais voltado para pequenas produções e credencia apenas o produto, o SISBI habilita a empresa e, consequentemente, todos os seus produtos. Com esta certificação, se atinge um nível superior de qualidade de controle sanitário do que é produzido.”

O coordenador ressalta que a solicitação para a obtenção do selo é feita de forma voluntária pela empresa. Com isso, os responsáveis dos empreendimentos devem pedir o credenciamento diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural. O processo envolve inspeção dos produtos e da empresa e auditoria.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos, parabenizou o trabalho realizado pela secretaria e pela equipe do SIM e destacou que a medida, além de permitir a expansão da comercialização dos produtos do município, pode atrair interesse de novos empreendimentos de maior porte. Isso porque o SISBI não limita a área da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado