“Exerça o seu direito e respeite o resultado”, pede promotor eleitoral Fernando Buttini

Com atuação desde 1999 em Venâncio Aires, o promotor de Justiça Fernando Buttini trabalha na sexta eleição no município neste domingo, dia 2 de outubro. Em entrevista à reportagem da RVA, ele afirmou estar na expectativa de um pleito tranquilo, sem grandes incidentes e com respeito ao ato democrático que é a eleição. A votação começa às 8h e encerra às 17h.

O promotor eleitoral destacou que o voto é uma obrigação, mas também um direito de cada cidadão. “É importante que o eleitor entenda que está exercendo um ato cívico. É a forma que a gente tem de escolher o que nós achamos melhor para os anseios da comunidade, do município, do estado e do país. Então, exerça o seu direito e respeite o resultado. Muitas vezes, a gente vota em um candidato que não é eleito. Vamos respeitar a vontade da maioria. Mas, é sempre importante exercer o nosso direito de cidadão de votar. Até porque, no Brasil, o voto é obrigatório, então temos que comparecer no dia 2 para exercer esse nosso direito e nossa obrigação”, comentou Fernando Buttini.

Ainda de acordo com o promotor, espera-se uma eleição tranquila. Desde o começo da campanha eleitoral, segundo dados do Sistema Pardal, Venâncio Aires registrou 13 casos de propaganda irregular. O número é maior que da Eleição de 2018, quando houve sete situações, mas ainda é considerado baixo perante o tamanho na 93ª Zona Eleitoral.

O Sistema Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, permite aos eleitores registrarem e denunciarem situações que violem as regras do pleito. Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha. Na região, os municípios do Vale do Rio Pardo acumulam 57 casos de propaganda irregular. O número supera as 25 situações ocorridas em toda a última eleição geral, ocorrida em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado