Gestão do Samu pela Fundação Univates garante desenvolvimento de atividades junto à comunidade

Entre os projetos que devem ser desenvolvidos com crianças e adolescentes, está o 'Samuzinho'

Apesar de estar em ocupação desde dezembro do ano passado, a sede do Samu foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira, 23. Os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estão concentrados em imóvel localizado na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Duque de Caxias. Conforme a coordenadora da unidade local, enfermeira Patrícia Mello da Silveira, a readequação de espaço foi necessária devido a inúmeras qualificações da área realizadas no município.

Um dos anúncios mais aguardados pelos profissionais do serviço, foi a formação da parceria entre a Fundação Univates e Prefeitura. Desde o dia 18 deste mês, a instituição realiza a gestão do Samu no município. Conforme Patrícia, através da iniciativa, serão ampliadas as atividades com a comunidade. Entre as ideias, está a implantação do projeto Samuzinho, que será desenvolvido com estudantes, e a partir de treinamentos através da Lei Lucas. “Através da forma lúdica vamos poder mostrar como iniciar os primeiros socorros ou até mesmo acionar o Samu e isso é de extrema importância”, disse.

O presidente executivo da Fundação Univates, Ney José Lazzari, esteve presente na inauguração e lembrou que a instituição desenvolve uma série de parcerias com a Prefeitura de Venâncio Aires. Afirmou ainda que a iniciativa fortalece a qualificação de novos profissionais. “Nós já temos diversas parcerias com o município e elas ajudam a proporcionar espaços de vivências com o mundo real aos nossos alunos. Tanto o estudante como os pacientes são beneficiados com essa iniciativa”, pontua.

Ainda durante a cerimônia, o prefeito Jarbas da Rosa disse que o município trabalha incansavelmente para oferecer um bom atendimento na área da saúde à população do município. Segundo o Chefe do Executivo da Capital do Chimarrão, apenas em 2022, a Administração investiu cerca de R$ 105 milhões no setor. Ele ainda enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelo Samu no município e parabenizou os profissionais presentes no ato.

Atualmente, o Samu de Venâncio Aires conta com 25 profissionais, sendo sete médicos, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e oito condutores. Além disso, a unidade possui uma de suporte básico e uma avançada, que atendem os municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde e as extensões da RSC-453, de Venâncio Aires a Cruzeiro do Sul, e da RSC-287, compreendendo toda a Capital do Chimarrão. Atuando desde 2010, o Samu de Venâncio Aires já realizou mais de 17 mil atendimentos.

Foto: Júnior Posselt / RVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado