Governador apresenta novo modelo para gestão da pandemia

O governador Eduardo Leite apresentou na tarde desta sexta-feira, 14, a nova ferramenta para gestão da pandemia no Rio Grande do Sul. O Sistema 3As de Monitoramento vai substituir o modelo de distanciamento controlado implantado há cerca de um ano e que utilizava o sistema de bandeiras.

A partir deste sábado, 14, técnicos do GT Saúde vão realizar reuniões diárias para monitorar a situação da pandemia no estado. Quando detectar uma tendência, o grupo vai emitir um aviso para o comitê técnico regional. Recebendo o documento, ele deverá redobrar atenção para quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

No caso de tendência grave, o grupo vai informar simultaneamente o Gabinete de Crise e a região. Se não emitir alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde. Se ocorrer a emissão, é necessário que seja realizada ação.

Emitido o alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro da pandemia e será preciso apresentar um plano de ação. Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada e divulgada no site do município. Se não considerar adequada, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Decretos, portarias, boletins e protocolos estarão disponíveis em um novo site. Serão publicados boletins regionais para permitir o acompanhamento dos gestores e da população, com números de casos confirmados, óbitos, hospitalizações e vacinações, a partir do endereço sistema3as.rs.gov.br.

O governador Eduardo Leite adiantou que algumas regiões já devem receber aviso nos próximos dias. Os técnicos responsáveis pelo monitoramento devem se reunir e analisar especialmente a situação das regiões de Santo Ângelo, Ijuí e Cachoeira. “Outras podem receber avisos. Estou trazendo essas três como exemplo”, disse o chefe do Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado