Governo Federal anuncia medida de apoio aos agricultores gaúchos prejudicados pela estiagem  

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que irá determinar aos cinco bancos que financiam o crédito rural no Estado que suspendam imediatamente a cobrança das parcelas vencidas dos agricultores gaúchos prejudicados pela seca

Cobrado durante o seminário da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou nesta quarta-feira, 19, em Brasília, que irá determinar aos cinco bancos que financiam o crédito rural no Estado que suspendam imediatamente a cobrança das parcelas vencidas dos agricultores gaúchos prejudicados pela seca.

A prorrogação do débito para o final do contrato já está prevista no Manual de Crédito Rural. Porém, segundo o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Eugênio Zanetti, a norma não vem sendo cumprida pelos agentes financeiros. “Vou chamar esta semana, sem falta, o Banco do Brasil, o Banrisul e as três cooperativas de crédito”, garantiu o ministro, destacando que a medida será um alívio aos produtores enquanto o governo fecha a segunda parte do pacote de ações de socorro ao Rio Grande do Sul.  

O deputado Heitor Schuch pediu agilidade do governo, reforçando que os agricultores com dívidas vencendo estão em situação de desespero, sem condições financeiras de honrar o compromisso e sem perspectivas para o plantio da próxima safra.  O parlamentar destacou ainda que a pauta da Fetag ainda outros pedidos, como desconto nas parcelas, crédito emergencial e garantia de acesso ao seguro agrícola, além de políticas estruturantes para reservação de água.  

Nesta semana, milhares de agricultores realizaram mobilização em todo o Rio Grande do Sul, reivindicando apoio. O ministro garantiu que o governo está trabalhando nas medidas, e a demora deve-se à definição de critérios para priorizar, efetivamente, quem teve prejuízos.  

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber considerou positivo o ministro dizer que ‘existe um sentimento de pressa no governo para resolver a situação’, mas lembrou que os agricultores aguardam desde fevereiro. “Somente anúncios não bastam, temos urgência para que as prorrogações aconteçam de fato e que a União defina rapidamente os critérios que serão utilizados para os rebates”. 

O seminário da FPAF marcou o lançamento dos trabalhos na atual legislatura do Congresso Nacional e reuniu parlamentares, lideranças políticas, especialistas, organizações da sociedade civil e agricultores familiares de todo o país – Contag, Fetags, Conab Embrapa, FAO -, que discutiram políticas públicas e ações para a promoção do fortalecimento do setor no Brasil. 

*Créditos: Assessoria de Imprensa deputado Heitor Schuch.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado