Governo Federal anuncia R$ 230 milhões para agricultores atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul

O desconto vale para as parcelas vencidas e para as que estão para vencer, no período de janeiro a dezembro de 2023.

O Governo Federal anunciou nesta terça, 16, a liberação de R$ 230 milhões de reais para ajudar os agricultores afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul. O recurso suplementar será usado para desconto de 25% em todos os empréstimos feitos no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O desconto vale para as parcelas vencidas e para as que estão para vencer, no período de janeiro a dezembro de 2023.

O anúncio foi realizado no Palácio do Planalto e contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, do presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto e da Secretaria Executiva do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli.

O ministro Paulo Teixeira diz que os agricultores podem procurar as instituições bancárias credenciadas para obter o desconto, e que o valor é um reforço das políticas do governo federal destinadas à produção de alimentos e combate à estiagem.

O governo federal está sensível com relação à queda na renda dos agricultores e ao quadro de endividamento devido ao quadro de estiagem recorrentes no Rio Grande do Sul. Conforme o presidente da Conab, Edegar Pretto, o decreto vai atender cerca 36 mil agricultores que têm dívidas, e que agora terão desconto.

O decreto, assinado pelo presidente Lula antes dele embarcar para missão no Japão, era aguardado por agricultores e movimentos do campo. A Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, destaca que o desconto é um amparo para as famílias do campo.

Entre os critérios previstos no decreto:

• Operações que tenham sido contratadas entre 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

• Situação de adimplência ou sejam regularizadas até 29 de dezembro de 2023.

• Registro de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

• Perda de receita seja igual ou superior a 30% da receita bruta esperada.

• Municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.

COMO TER ACESSO AO BENEFÍCIO – A agricultora ou agricultor familiar que se encaixa nos critérios estabelecidos pelo decreto, deverá ir até à agência bancária com informações técnicas que demonstrem à instituição financeira a necessidade do benefício, por meio de laudo individual ou grupal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado