Governo Municipal e grupo de pais buscam alternativas para ampliar atendimento nas Emeis

 Respeitando decreto estadual que permite o atendimento presencial de apenas 50% dos alunos na rede municipal de Educação Infantil (Emeis), a Administração de Venâncio Aires anunciou início do ano letivo para o próximo dia 18 de janeiro. Com protocolos de ensino híbrido, que divide as crianças em dois grupos, sendo uma semana na escola e outra em casa, a situação gerou mobilização de pais que aguardavam há dez meses para o retorno dos filhos à escola. Uma reunião entre as partes aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 12, na Prefeitura, para esclarecer o encaminhamento do Município e ouvir as demandas das famílias. A alternativa anunciada é reunir semanalmente o grupo para debater a situação em cada educandário. A Secretaria Municipal de Educação fará o contato com os pais para antecipar a demanda e a possibilidade de acolhida de novas crianças.  

O secretário Emerson Henrique salientou o esforço da equipe para retorno das Emeis, respeitando todos os protocolos de segurança e as determinações legais do Governo do Estado. “Não é uma escolha nossa. A determinação de 50% de ocupação presencial é uma exigência legal que precisamos cumprir, caso contrário o prefeito poderá responder judicialmente. Nosso compromisso era retornar o mais breve possível e isso estamos fazendo”, destacou o secretário.

Após ouvir os pais, que reclamam da falta de alternativas para deixar seus filhos em segurança e da ocupação nas escolas particulares de educação infantil, o prefeito Jarbas da Rosa comprometeu-se em avaliar constantemente a ocupação das Emeis. “Importante salientar que ninguém perderá a vaga por estar em outro educandário ou não comparecer. Vamos avaliar a possibilidade de ampliar a acolhida semanal dos alunos, porém sempre respeitando a ocupação de 50% dos espaços. O que precisamos, nesse momento, é o apoio dos pais também no combate a pandemia. Mantendo as medidas de proteção para que possamos, o mais breve possível, sair da bandeira vermelha”, concluiu.

Um novo encontro entre o grupo foi agendado para a próxima quinta-feira, 21, para avaliar os primeiros dias de retorno das Emeis. A rede municipal de Educação Infantil abriga cerca de 300 professores e 1.600 crianças distribuídas por 12 educandários. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado