Instalado Grupo Técnico preparatório para COP 23

O objetivo, é iniciar uma mobilização coordenada a fim de demonstrar aos membros do governo brasileiro a importância econômica e social da cadeia produtiva do tabaco que envolve cerca de 128 mil pequenos produtores rurais

Lideranças do setor do tabaco se reuniram nesta quinta-feira, 26, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul, para a instalação do Grupo Técnico preparatório para a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 23), que acontece de 20 a 25 de novembro, no Panamá. O objetivo do grupo é iniciar uma mobilização coordenada a fim de demonstrar aos membros do governo brasileiro a importância econômica e social desta cadeia que envolve cerca de 128 mil pequenos produtores rurais e dá origem a 40 mil empregos diretos nas indústrias.

Com a participação de representantes das empresas, sindicatos de trabalhadores e fumicultores e dos municípios produtores, o Grupo Técnico é liderado por Giuseppe Lobo, que trouxe à pauta do primeiro encontro possíveis temas que serão debatidos no Panamá. Lobo ressaltou alterações nos quadros técnicos e políticos dos ministérios e demonstrou preocupação com possíveis rumos da posição brasileira na próxima Convenção-Quadro.

O prefeito de Venâncio Aires e representante dos municípios da Amvarp e Amprotabaco na comissão, Jarbas da Rosa, ressaltou que é o momento de demonstrar articulação política e procurar os parlamentares gaúchos presentes no novo governo federal. Além disso, Jarbas da Rosa sugeriu a incursão do Grupo Técnico na próxima Marcha dos Prefeitos, em Brasília, no final do mês de março, para um trabalho mais próximo aos prefeitos e ministérios.

Entre os encaminhamentos, ficou estabelecida organização de relatório econômico-social do setor para convencimento dos entes políticos e novo encontro de preparação para a Marcha durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no mês de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado