Lar Novo Horizonte utiliza cães em tratamentos fisioterapêutico e psicológico

Há cerca de um ano, os residentes do Lar Novo Horizonte vêm recebendo ‘Cão Terapia’, um tratamento realizado com auxílio de cães. A iniciativa é da fisioterapeuta Audrei Frólio, que implementou o projeto a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização que faz em Geriatria e Gerontologia. A terapia, que ocorre semanalmente, tem o apoio também da psicóloga Aneline Schneider Decker, que também é tutora dos dois cães que auxiliam na atividade. Os animais, chamados de Raquel e Nescau, são da raça shih-tzu e contam com cuidados veterinários.

Conforme Audrei Frólio, a atividade ocorreria de forma temporária, mas com os resultados positivos se tornou permanente. “A ideia surgiu quando eu precisei fazer o meu TCC. Todo mundo, em algum momento da vida, já teve um bichinho de estimação e eles ajudam. Apresentei a ideia para a administradora e a psicóloga do Lar e elas abraçaram a ideia, hoje elas são colaboradoras. O projeto era pra ser de quatro meses, para eu poder fazer a pesquisa, mas acabou se tornando permanente. Os resultados superaram as expectativas que a gente tinha”, destaca.

Inicialmente, a Cão Terapia aos idosos do Lar novo Horizonte tinha o objetivo de analisar como os animais contribuíam na evolução dos idosos em pontos como a motricidade, coordenação, equilíbrio e força dos residentes. No entanto, com o tempo foi notado também o auxílio no tratamento psicológico e na convivência, gerando mais resultados positivos em atividades do dia a dia.

Além do trabalho na instituição de Venâncio, fisioterapeuta Audrei realiza outros atendimentos dentro da profissão. Recentemente, a profissional participou do 5º Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna, realizado em Recife, no Nordeste do Brasil. Ainda, a fisioterapeuta destaca que a área tem uma grande importância na prevenção de dores e lesões, não apenas na reabilitação. “Geralmente as pessoas procuram a fisioterapia quando elas têm alguma patologia, mas a fisioterapia pode prevenir muita coisa. O maior exemplo disso é o pilates, além de muitas outras técnicas. Mas, as pessoas ainda têm muito receio de procurar”, ressaltou.

Formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), desde 2009, Audrei Frólio também atuou como presidente do Lions Clube Venâncio Aires Melvin Jones na gestão 2019/2020, sendo a presidente mais jovem da história da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado