Mais de 2 mil Declarações Anuais de Rebanho ainda precisam ser feitas em Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado

O prazo para a Declaração Anual de Rebanho 2023 vai até o dia 31 de outubro

O prazo para a Declaração Anual de Rebanho 2023 vai até o dia 31 de outubro. A obrigação sanitária é para todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais. Assim como no ano passado, a atualização cadastral conta com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação espera receber 380 mil declarações, correspondentes ao número de estabelecimentos que trabalham com produção animal registrados no Sistema de Defesa Agropecuária.

Nos municípios abrangidos pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires, são cerca de 3,2 mil declarações que precisam ser feitas. No entanto, segundo o chefe do local, Antônio Werner, somente cerca de 600 documentos estão sendo feitos em Venâncio, Mato Leitão e Passo do Sobrado.

Os formulários estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e podem ser entregues de duas formas. O produtor pode comparecer à Inspetoria de Defesa Agropecuária de referência e informar verbalmente os dados a serem lançados. Com uma opção fácil de geração de senha do Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração. Ou ainda, o produtor baixa os formulários no site, preenche e entrega na Inspetoria.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves e peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais apresentam questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade e tipo de manejo, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado