Desde o início da manhã deste sábado, 18, equipes da Prefeitura estão mobilizadas em Vila Mariante e localidades próximas, orientando a comunidade e monitorando a situação que envolve a elevação do nível do rio Taquari. Diversos institutos emitiram alerta sobre a situação.
Diferente da enchente registrada no início do mês de setembro, quando não houve grande incidência de arroios de cidades da parte mais baixa do vale, autoridades locais acompanham rios, como o Forqueta, de Arroio do Meio e o Castelhano, em Venâncio Aires, devido ao alto volume de água que eles desembocam no rio Taquari.
No trevo da RSC-287, em Vila Mariante, está sendo montado um espaço de atendimento inicial e de monitoramento da situação. Já o Ginásio de Linha Mangueirão foi preparado para receber pessoas que precisaram deixar suas casas. Atualização feita por volta das 15h, apontava cerca de 21 famílias.
Elas estão sendo removidas com o uso de caminhões caçamba, já que o acesso ao distrito e localidades adjacentes não consegue mais ser feito com veículos leves. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros, com auxílio de barco, também fazem trabalhos de resgate.