Notificações de produtores na contratação de mão de obra de diaristas preocupa cadeia produtiva do tabaco

Fiscais do Ministério Público do Trabalho já estiveram em propriedades do município e entregaram notificações a produtores rurais

Nos últimos dias, tem crescido o número de produtores rurais que relatam a presença de fiscais do Ministério Público do Trabalho em propriedades, realizando fiscalizações devido a contratação de diaristas durante a safra de tabaco. Agricultores, inclusive de Venâncio Aires, estão sendo alvos de notificações. Dirigentes de entidades e autoridades ligadas ao setor, questionam a ação tomada pelo órgão, já que a contratação de mão de obra temporária é uma prática que vem de longa data na cultura, principalmente na época de colheita.

Nesta semana, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, deve ter um encontro com o Ministério Público do Trabalho para tratar sobre o assunto e encontrar soluções para a situação. “Não podemos entender que um diarista possa ser considerado um empregado normal. Não podemos também deixar pensar que ser diarista, se refere a essas ações de trabalho análogo a escravidão”, disse.

Carlos Joel da Silva relatou a importância da análise da situação na região, pelos fiscais do MPT. “Não tem como assinar carteira para diarista. A realidade é diferente e tem diaristas que atuam em outras funções e quando ganham uma folga vão exercer essa atividade”, afirmou, ressaltando que o setor jurídico da Fetag-RS já está analisando a situação e buscando por soluções junto aos órgãos competentes.

A situação, conforme Carlos Joel da Silva, poderá resultar na diminuição da oferta de emprego temporário no campo. “O agricultor paga para o diarista muito mais do que pagam alguém na cidade. Não podemos achar que tudo é trabalho em condições inadequadas. Precisamos achar a solução para que o agricultor possa continuar produzindo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado