Prefeitura inaugura sala de oficinas do Caps II nesta quinta-feira

O espaço de 12 metros de comprimento abrigará as aulas de artesanato para os pacientes e será entregue oficialmente em cerimônia marcada para as 15h

Com o objetivo de incentivar as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e de proporcionar conforto aos usuários, a Prefeitura de Venâncio Aires inaugura, nesta quinta-feira, 18, a sala de oficinas da unidade. O espaço de 12 metros de comprimento abrigará as aulas de artesanato para os pacientes e será entregue oficialmente em cerimônia marcada para as 15h.

No sistema, além de atendimento médico, são ofertadas oficinas de música, conto, reciclagem e artesanato, como tricô, crochê, bordados e trabalhos em mdf e madeira, que são conduzidas pela Associação dos Usuários, Familiares e Amigos do Caps Reviver. A entidade, que dependia de locais alugados ou cedidos pela administração municipal, necessitava de um espaço adequado e próximo ao Caps II para a realização das atividades.

Com isso, a Prefeitura atendeu o pedido e encaminhou o projeto de ampliação do Caps II. A construção teve o investimento total de R$ 102.155,54, sendo R$ 60 mil de emenda impositiva do secretário Ricardo Landim (PL), na época vereador, e o restante de recursos próprios da Prefeitura. De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a obra se fez necessária em razão da importância do serviço aos cerca de 40 pacientes que sofrem de problemas psíquicos e de transtornos mentais e que são atendidos pela maior unidade da rede no município.

Os itens produzidos nas oficinas são comercializados pela Associação, que promove confraternizações, excursões e passeios. A entidade está em atuação há 17 anos no município e é a mais antiga do tipo no Rio Grande do Sul. Conforme a colaboradora do grupo, Eliane Teresinha Pereira, as atividades trabalham a socialização e a autoestima dos pacientes.

“Eles gostam de ajudar e de fazer as oficinas. E essa é uma forma deles recuperarem as habilidades e de expressarem os sentimentos, além de auxiliar no convívio social e na autoestima. Há usuários que nunca viajaram, e a gente consegue oportunizar essas vivências, claro, sempre com acompanhamento de profissionais.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado