Procon de Venâncio Aires finaliza 2023 com mais de 3,4 mil atendimentos realizados

Reclamações envolvendo empresas de telecomunicação e serviços financeiros lideraram os atendimentos

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor desenvolve um importante trabalho relacionado à equilibração e harmonização das relações entre consumidores e fornecedores. Ao longo do ano passado, reclamações envolvendo empresas de telecomunicação e serviços financeiros lideraram os atendimentos em Venâncio Aires. Durante 2023, foram 3.429 atendimentos e 2.471 registros efetuados no sistema do Procon.

Casos envolvendo descontos indevidos foram os mais atendidos. A coordenadora do departamento, Fernanda Bauermann, explicou que valores que chegaram até R$ 50 reais mensais foram descontados sem nenhuma justificativa. “A gente solicita que a pessoa traga a senha do INSS para a gente poder consultar e verificar qual é a empresa, para podermos solicitar o cancelamento e ter o reembolso”, explica.

Em grande parte dos casos, o Procon recebe retorno em até dez dias das empresas que fazem descontos indevidos. “São valores considerados pequenos, mas isso impacta naquelas pessoas que recebem um salário mínimo e faz falta, sem falar que o processo não foi autorizado. Essas empresas também não explicam o fato ou a motivação do desconto”, detalhou.

O órgão atende junto ao Espaço Venâncio Empreendedor. O atendimento é realizado de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 13h até as 16h. Nas sextas-feiras, o atendimento é reduzido, das 9h às 13h. O email para contato é o [email protected]. Informações também podem ser adquiridas pelo telefone (51) 2183-0676.

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