Representantes do Nordeste conhecem trabalho de agroindústrias familiares e de inspeção municipal em Venâncio Aires

O município de Venâncio Aires é sede nesta segunda-feira, 29, de uma missão técnica de lideranças nordestinas da área da agricultura. Uma comitiva com integrantes de seis estados passa pelo Rio Grande do Sul para conhecer o funcionamento dos serviços municipais de inspeção e sistemas de equivalência. Considerada como referência para o Susaf, a Capital do Chimarrão apresenta a estrutura do serviço, rotinas da fiscalização, necessidades de investimentos e a legislação que deve ser seguida pelo município.

O médico veterinário e coordenador do Sistema de Inspeção Municipal em Venâncio, Daniel Terra Leite, conduziu uma apresentação técnica, na sala de reuniões da Prefeitura, durante a manhã. No local, a reportagem da RVA conversou com o secretário de desenvolvimento rural e agricultura familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima. Ele é o coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e explicou que existe o objetivo de implantação do Susaf nesta região do país. “A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul nos indicou que Venâncio Aires é uma experiência de sucesso. É um caso que merece a visita para, a partir do que é feito aqui, a gente poder adaptar à nossa realidade. Os estados do nordeste estão implementando sistemas unificados de inspeção e a gente veio aqui aprender”, explicou Lima.

Representantes do Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas estão no município nesta segunda-feira. O evento técnico promove uma troca de experiências e também visitas a pontos turísticos da cidade e agroindústrias familiares. Nesta tarde, eles passam pela Embutidos Tangerinas, e conhecem a produção de mel e de leite, em Linha Harmonia da Costa. Além de Venâncio Aires, a comitiva irá conhecer serviços desenvolvidos em Bento Gonçalves. Neste domingo, o grupo também já esteve na 45ª Expointer, em Esteio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado