Venâncio Aires inicia instalação do Aedes do Bem

A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária, iniciou nesta terça-feira, 23, a instalação da tecnologia ‘Aedes do Bem’, realizada em parceria com a empresa Bioseta Inteligência Ambiental, por meio da tecnologia Oxitec, no bairro Gressler. Foram instaladas 42 caixas contendo ovos dos mosquitos machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças, com o objetivo de diminuir o contágio de dengue .

Segundo o projeto, os ‘mosquitos machos do bem’ iniciam uma procura pelas fêmeas presentes no ambiente e, deste cruzamento, apenas novos machos autolimitantes nascerão, as fêmeas não sobrevivem até a fase adulta. O resultado é a diminuição na quantidade de mosquitos que transmitem doenças e, consequentemente, o controle populacional na região tratada.

Os equipamentos foram instalados em 14 pontos diferentes do bairro, com quatro ‘Caixas do Bem’ por ponto de liberação. Cada uma delas contém refis de ovos dos ‘Aedes do Bem’, que serão renovados a cada 28 dias, durante 6 meses.

A equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde passaram por capacitação e foram instruídos sobre a abordagem aos moradores, composição e manuseio dos equipamentos. O coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, explicou que “a ação na região foi muito produtiva e os moradores abordados foram receptivos e aceitaram participar”, salienta Alves.

Além disso, foram mobilizados para realizar a manutenção e fiscalização das caixas, que são instaladas em postes e em residências após a autorização formal de moradores.

O projeto

Viabilizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Venâncio Aires com a empresa de biotecnologia avançada Oxitec, por intermédio da Bioseta Inteligência Ambiental, o “Aedes do Bem” é mais um reforço para combater a proliferação do Aedes Aegypti. Aliados a outras atividades, como aplicações de inseticidas e orientação à população, o método busca controlar a população do mosquito, neste caso especificamente as fêmeas, que são as que transmitem as doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado